terça-feira, 11 de agosto de 2009

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

FUNDAÇÃO
A seita das Testemunhas de Jeová foi fundada por Charles Taze Russell, em 1872. Ele nasceu em 15 de Fevereiro de 1852, e era filho de Joseph L. e Anna Eliza Russell. Ele tinha grande dificuldade de aceitar a doutrina da condenação eterna ao inferno e, em seus estudos, veio a anular não apenas a punição eterna, mas também a Trindade, a deidade de Cristo e o Espírito Santo. Em 1870, com a idade de 18 anos, Russell organizou uma classe bíblica em Pittsburgh. Em 1879, ele procurou popularizar as suas idéias e doutrinas aberrantes. Ele co-publicou a revista "The Herald of the Morning" com seu fundador, N. H. Barbour e, em 1884, Russell tomou o controle da publicação dando-lhe o novo nome de "The Watchtower Announcing Jehovah's Kingdom" (A Sentinela Anuncia o Reino de Jeová), e fundou a "Zion's Watch Tower Tract Society", agora conhecida como "Watch Tower Bible and Tract Society", Sociedade Bíblica Torre de Vigia.
Depois da morte de Russel, em 31 Outubro de 1916, um advogado do Missouri chamado Joseph Franklin Rutherford recebeu o controle da Sociedade Torre de Vigia que era conhecida, então, como Associação Bíblica Dawn. Em 1931, ele mudou o nome da organização para "As Testemunhas de Jeová."

Depois da morte de Rutherford controlaram a Sociedade Nathan Knorr e Frederick William Franz, como presidentes.

Hoje, a Sociedade é liderada por Mr. Henschel. O grupo tem mais de 4 milhões de membros em todo o mundo. As estatísticas da Sociedade Torres de Vigia indicam que 740 casas são solicitadas para recrutar cada um dos quase 200.000 novos membros que se juntam cada ano.

As T.J. tem diversos 'livros de estudos' semanais. Os membros não são obrigados a participar, mas existe um nível de expectativa que suavemente leva os convertidos a participarem. É durante o aprendizado destes 'livros de estudos' que as T.J. são constantemente exposta aos ensinos anti-cristãos. Uma T.J. mediana, com a sua constante doutrinação pela Torre de Vigia, pode, facilmente 'surrar' um cristão mediano quando estes vêm defender suas crenças.

As T.J. afirmam veementemente que a doutrina da Trindade é de origem pagã e que a cristandade, como um todo, está envolvida na mentira do diabo. Concomitantemente, com a anulação da Trindade é, da mesma maneira, ferrenhamente combatida a deidade de Cristo, a deidade do Espírito Santo, a realidade do inferno e a punição eterna.
Considerações iniciais
As testemunhas de Jeová, declaram obediência à Bíblia, mas na realidade a deturpam e mutilam seus ensinamentos; megam a divindade de Jesus e as doutrinas básicas do cristianismo.
As Testemunhas de Jeová se assemelham a outras seitas que usam a bíblia para atrair os desprevenidos, porém, possuem sua própria “bíblia” particular, de tradução adaptada aos seus conceitos, que chamam de Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas.
A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas é esquemáticamente arranjada para adaptação da doutrina ensinada.
No evangelismo, costumam andar em dupla e preferem as casas dos evangélicos, aos quais, antes de iniciar o proselitismo, apresentam-se, geralmente, como membros de uma sociedade de estudo da bíblia.
Nos seus ensinos, misturam verdades bíblicas com mentiras fantasiosas, e levam o cristão recém-convertido ou o cristão que não possui uma base bíblica de sua fé a uma grande confusão; muitas das vezes conseguindo até tira-lo do cristianismo, alegando terem a “interpretação certa” da bíblia.



A VOLTA DE JESUS

O texto inicial desse tópico, é tirado, de livros, revistas e ensinamentos das TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, e da Sociedade Torre de vigia de bíblias e tratados.

Logo após o texto dos ensinamentos das T.J., darei as respostas dentro de sua própria Bíblia, que chamam TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO DAS ESCRITURAS SAGRADAS.

Leia atentamente o texto e a seguir, as respostas após o texto.

A seguir, TEXTOS tirados dos ensinos das Testemunhas de Jeová:

O Governo de Deus inicia Seu Domínio
...Jeová sempre tem sido o Governante sobre todas as suas criações ...Contudo, por causa da rebelião contra seu reinado no jardim do Éden, Deus providenciou um governo especial ...Jeová designou seu Filho para ser o Governante principal do reino... 144.000 pessoas dentre a humanidade reinarão com Cristo neste reino...
...no ano 33 E.C... Jesus começou então a dominar sobre sua congregação de seguidores que, no devido tempo, haviam de se juntar a ele nos céus... trata-se de um reino sobre apenas as 144.000 pessoas que reinarão com ele no céu... Assim, este domínio, ou reino do filho do amor de Deus, findará quando o ultimo desses súditos com esperança celestial morrer e se juntar a Cristo no céu...
Não mais serão súditos de Cristo, mas serão então reis com ele no há muito prometido governo do Reino de Deus.
Início do domínio no meio de inimigos
Quando Cristo retornou ao céu após sua ressurreição, não foi então que começou a dominar qual rei do governo de Deus. Em vez disso, havia de correr um tempo de espera...a bíblia predisse quando o filho de Deus primeiro apareceria qual humano na terra... Que dize, então, quanto à chegada ainda mais importante do messias, ou cristo, para iniciar seu domínio do reino? ... a bíblia nos informa também quando isso ocorreria...

Quando o governo de Deus começa seu domínio
Onde, então, prediz a bíblia o ano em que cristo começa a dominar qual rei do governo de Deus?... Livro de Daniel... (Daniel 4: 10-37) Ali, uma árvore gigante, cuja altura chegava ao céu, é usada para representar o rei Nabucodonosor de babilônia. Ele era o mais alto governante humano da época... Assim, de um modo mais importante, esta árvore, cuja altura chega ao céu, passa a representar o reinado supremo de Deus, particularmente em relação com a nossa terra... o reinado de Jeová era expresso por meio do reino que ele estabelecera sobre a nação de Israel... segundo o relato bíblico de Daniel, capitulo 4, a árvore cuja altura atingia o céu foi cortada... Mas, como e quando foi cortado o reinado de Deus? ... ele permitiu ao Rei Nabucodonosor que o destruísse, que o cortasse. Isso aconteceu no ano 607 A.E.C... De modo que o reinado de Deus, conforme representado pela árvore, foi cortado em 607 A.E.C. Não existia um governo para representar o reinado de Deus na terra... começou um período de tempo... referido como “os tempos designados da nações”, ou, “os tempos dos gentios”... Que havia de acontecer no fim desses “tempos designados das nações”? Jeová havia de dar o poder para dominar Aquele que tem o direito. Este é Jesus cristo. Assim, se descobrir-mos quando terminam os tempos designados das nações, saberemos quando cristo começa a dominar qual Rei... esses tempos designados das nações seriam “sete tempos” durante os quais o reinado de Deus, conforme representado pela árvore, não estaria em operação sobre a terra. (Daniel 4:16,23) Qual a duração desses “sete tempos”?

Sete tempos dos gentios
Em Revelação, capitulo 12, versículos 6 e 14, verificamos que 1.260 dias são iguais a “um tempo, e tempos [isto é, 2 tempos] e metade de um tempo”. Isto dá um total de 3 tempos e meio. Assim, “um tempo” seria igual a 360 dias. Portanto, “sete tempos” seriam 7 vezes 360, ou 2.520 dias. Agora, se fizermos cada dia valer um ano, segundo uma regra bíblica, os “sete tempos” equivalem a .2520 anos (Num. 14:34 / Ezeq. 4:6).
Já aprendemos que “os tempos designados das nações” começaram no ano 607 A.E.C. Assim, por contarmos 2.520 anos a partir daquela data, chegamos a 1914 E.C. Este é o ano em que esses “tempos designados” findaram... Naquele ano, a primeira guerra mundial desencadeou... Isto significa que Jesus cristo começou a dominar qual rei do governo celestial de Deus em 1914... o Reino já começou... Cristo já voltou...




Fonte. LIVRO: Poderá viver para sempre no Paraíso na terra. Edição Brasileira de 1982
PÁG. 134 a 141. Sociedade Torre de vigia de bíblias e tratados.


RESPOSTAS e REFUTAÇÕES

As T.J. utilizam a profecia proferida ao Rei Nabucodonosor, rei de babilônia, do primeiro império mundial, que prediz a humilhação que Deus fez cair sobre o rei Nabucodonosor, por ele ter se vangloriado contra Deus, e fazem uma interpretação dupla da passagem, dizendo que essa profecia também se refere a queda do reino de Deus. O reino de Deus que as T.J. se referem, é a queda da nação de Israel o povo de Deus, que foi dominado por outros países e levados como escravos a alguns séculos antes de Cristo e alguns anos antes do reinado mundial pela babilônia e antes dessa profecia.

As Testemunhas de Jeová começam errando no primeiro ponto dessa profecia. Elas esquecem que, essa profecia foi dita muitos anos após a queda de Israel. Israel já estava em cativeiro, escravizado por outro país; a Babilônia. Um segundo ponto à observar é que, a profecia é bem clara em afirmar que se refere unicamente a Nabucodonosor, rei de babilônia e não a Israel. A interpretação das Testemunhas de Jeová é apenas da imaginação de seus pensamentos, sem nenhum contexto bíblico para tal interpretação. Usam essa passagem isolada apenas para dar base para suas doutrinas e ensinamentos falsos.


Outra coisa. As Testemunhas e Jeová dizem que o reinado de Jeová era expresso por meio do reino que ele estabelecera sobre a nação de Israel, e que esse reinado foi cortado em 607 A.E.C. Eles, outra vez esquecem, que Israel voltou para sua terra 70 anos após serem cortados de sua terra e levados cativos para Babilônia (Esdras 1), e novamente em 1948. Israel não foi destruído de vez da terra. É um povo milenar. Diferente de muitas nações que foram extintas.

LEIA:

Ali, uma árvore gigante, cuja altura chegava ao céu, é usada para representar o rei Nabucodonosor de babilônia. Ele era o mais alto governante humano da época... Assim, de um modo mais importante, esta árvore, cuja altura chega ao céu, passa a representar o reinado supremo de Deus, particularmente em relação com a nossa terra...” (Daniel 4:10-37)

“esta árvore, cuja altura chega ao céu, passa a representar o reinado supremo de Deus” ?
De onde tiraram essa interpretação? Em que passagem bíblica acham tal afirmação?
Não existe qualquer menção na bíblia de tal interpretação.

Está claro que, essa interpretação é da fértil imaginação da mente dos lideres das Testemunhas de Jeová. Porque, em lugar nenhum da Tradução do Novo Mundo se encontra qualquer citação de tal comparação. Onde eles tem base para afirmarem tal ensinamento? O texto é claro ao afirmar que a profecia da árvore, representa o Rei Nabucodonosor. Isso é explicado no próprio capítulo de Daniel 4:20-26. A própria T.N.M. dá a interpretação.







Leia o que diz a Tradução do Novo Mundo (Bíblia das T.J.):

”20 A árvore que viste, que se tornou grande e ficou forte, e cuja altura finalmente atingiu os céus, e que era visível a toda a terra, 21 e cuja folhagem era bela e cujo fruto era abundante, e em que havia alimento para todos; debaixo da qual habitavam os animais do campo e em cujos galhos residiam as aves dos céus, 22 és tu, ó rei, porque te tornaste grande e ficaste forte, e tua grandiosidade cresceu e atingiu os céus, e teu domínio, a extremidade da terra.
23 “‘E sendo que o rei viu um vigilante, sim, um santo, descendo dos céus, dizendo também: “Derrubai a árvore e arruinai-a. Todavia, deixai-lhe o toco na terra, mas com banda de ferro e de cobre, entre a relva do campo, e seja molhado pelo orvalho dos céus e seja seu quinhão com os animais do campo, até terem passado sobre ele sete tempos”, 24 esta é a interpretação, ó rei, e o decreto do Altíssimo é o que tem de sobrevir ao meu senhor, o rei. 25 E expulsar-te-ão de entre os homens e tua morada virá a ser com os animais do campo, e vegetação é o que te darão para comer, como a touros; e tu mesmo virás a ser molhado pelo orvalho dos céus, e passarão mesmo sete tempos sobre ti, até saberes que o Altíssimo é Governante no reino da humanidade e que ele o dá a quem quiser.
26 “‘E por terem dito que se deixasse o toco da árvore, teu reino te estará assegurado depois de saberes que são os céus que governam. 27 Portanto, ó rei, pareça-te bom o meu conselho, e remove os teus próprios pecados por meio da justiça e a tua iniqüidade por teres misericórdia para com os pobres. Talvez venha a haver um prolongamento da tua prosperidade.” (Daniel 4:20-27)

Os “sete tempos” que as T.J. citam em seus ensinamentos, são baseados nesses versos da T.N.M. Tradução do Novo Mundo:

“Ao fim de doze meses lunares aconteceu que ele estava passeando sobre o palácio real de Babilônia. O rei respondeu e disse: “Não é esta Babilônia, a Grande, que eu mesmo construí para a casa real com o poderio da minha potência e para a dignidade da minha majestade?” Enquanto a palavra estava ainda na boca do rei, houve uma voz baixando dos céus: “A ti se diz, ó Nabucodonosor, o rei: ‘O próprio reino se afastou de ti e a ti mesmo expulsarão de entre a humanidade, e tua morada será com os animais do campo. A ti mesmo darão vegetação para comer, como a touros, e sete tempos é que passarão sobre ti, até saberes que o Altíssimo é Governante no reino da humanidade e que ele o dá a quem quiser.” (Daniel 4:29-31)

Qualquer pessoa, com o mínimo de leitura entende claramente que não existe outro significado a não ser esse que foi escrito. Ou seja, uma sentença de Deus contra o rei Nabucodonosor por sua soberba. Esse texto não possui qualquer referencia a outra pessoa ou evento. A própria passagem trás a interpretação.

Olha o texto tirado dos ensinos das Testemunhas de Jeová

“Assim, se descobrirmos quando terminam os tempos designados das nações, saberemos quando cristo começa a dominar qual Rei... esses tempos designados das nações seriam “sete tempos” durante os quais o reinado de Deus, conforme representado pela árvore, não estaria em operação sobre a terra. (Daniel 4:16,23)”

Fica claro ao ler esse texto do livro de Daniel 4 que, o contexto do capítulo 4 do livro de Daniel se refere a uma profecia de interpretação única, dirigida ao Rei Nabucodonosor, e que os lideres das T.J. torcem essa passagem para adaptala à seus ensinos.

Na bíblia não faltam referencias para a volta de Jesus, mas eles torcem esses ensinamentos dizendo que Jesus Cristo já voltou.

Olha o que dizem as Testemunhas de Jeová

“Assim, por contarmos 2.520 anos a partir daquela data, chegamos a 1914 E.C. Este é o ano em que esses “tempos designados” findaram... Naquele ano, a primeira guerra mundial desencadeou... Isto significa que Jesus cristo começou a dominar qual rei do governo celestial de Deus em 1914... o Reino já começou... Cristo já voltou...”

Mais uma interpretação da imaginação da mente dos lideres das Testemunhas de Jeová.
As T.J. esquecem que não é a volta de Jesus que precede as guerras, mas as guerras que precedem a volta de Jesus. Leia Matheus 24:6-30:

“7 Porque nação se levantará contra nação e reino contra reino, e haverá escassez de víveres e terremotos num lugar após outro. 8 Todas essas coisas são um princípio das dores de aflição.
30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se baterão então em lamento, e verão o Filho do homem vir nas nuvens do céu, com poder e grande glória.”

As Testemunhas de Jeová negam o que a Bíblia ensina sobre a volta pessoal, literal e visível de Cristo para governar e reinar sobre a terra, durante o milênio. Ensinam que Cristo já voltou em 1914 de forma invisível.

Nos seus escritos encontramos ainda as seguintes declarações: “Não devemos esperar que Ele (Jesus) torne a voltar como ser humano”... “A volta fica mais adequadamente traduzida por presença e se refere à presença invisível do Senhor”.

Agora Contrastemos isso com a Bíblia, ou com a Tradução do Novo Mundo. O que ela nos mostra?

"Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se baterão então em lamento, e verão o Filho do homem vir nas nuvens do céu, com poder e grande glória." (Mateus 24:30)

Essa interpretação não passa de imaginação dos pensamentos dos lideres das T.J. Jesus não voltou em 1914. As TJs erraram em todas as predições envolvendo a volta de Jesus, e hoje baseados em novas “iluminações” tentam camuflar os erros do passado.

Qual é a base para a data da volta de Jesus em 1914?

Sendo esse fato tão importante e sendo profetizado com base no livro de Daniel sendo possível calcular a data exata da volta de Cristo, então por que, Jesus ou algum dos apóstolos não comentaram sobre tal cálculo, visto que eles conheciam perfeitamente o livro de Daniel? (Mateus.24:15)

Seria por que Russel conhecia mais a Bíblia do que os apóstolos ou o próprio Jesus?

Saiba que qualquer teólogo, ainda que seja de renome, não sabe e não poderá calcular o dia da Volta de Cristo, pois está escrito:
"Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, {nem o Russel}, senão só o Pai. " (Mateus.24:36)

“Por esta razão, vós também mostrai-vos prontos, porque o Filho do homem vem numa hora em que não pensais.” (Mateus.24:44)

Concluo esse assunto e creio que você também chegou a conclusão de que, Charles Taze Russell o fundador da religião Testemunhas de Jeová e da Sociedade Torre de Vigia, criou de sua própria imaginação, a profecia de que Jesus Cristo voltou em 1914. Assim, como muitos outros ensinamentos errôneos.















CONTINUAÇÃO

Todo conteúdo a seguir é tirado dos ensinamentos das TESTEMUNHAS DE JEOVÁ. Após a apresentação das suas teses, vou dar a resposta a seus ensinamentos dentro de sua própria Bíblia, chamada de TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO DAS ESCRITURAS SAGRADAS; a bíblia das Testemunhas de Jeová.

A volta de Cristo. De que maneira é vista?
...Mas, como volta Cristo? Quem o vê e de que maneira? ... Jesus disse aos seus apóstolos: “Virei novamente e vos acolherei a mim, para que, onde eu estiver, vós também estejais.” (João 14:3) Assim, quando Cristo volta, os que são levados para o céu se tornam pessoas espirituais, e estes vêem a Cristo em seu glorificado corpo espiritual. (1 Coríntios 15:44) Mas, será que o restante da humanidade, que não vai ao céu, vê a Cristo quando ele volta?
...Contudo, muitos crêem que Cristo voltara no mesmo corpo humano em que foi morto, e que todos os que vivem na terra o verão. A Bíblia, porém, diz que Cristo volta em glória com todos os anjos e que se assenta “no seu trono glorioso”. (Mateus 25:31) Se Jesus viesse e se assentasse qual homem num trono terrestre, ele seria inferior aos anjos em posição. Mas ele vem como o mais poderoso e o mais glorioso de todos esses filhos espirituais de Deus, e, portanto, invisível assim como esses o são. (Filipenses 2:8-11)
Por outro lado, mais de 1.900 anos atrás foi necessário Jesus se rebaixar e se tornar homem. Era necessário que desse sua vida humana perfeita como resgate por nós... Tendo dado sua carne a favor da vida do mundo, Cristo jamais poderia tomá-la de volta e se tornar homem de novo. Por essa razão básica sua volta nunca poderia ser com o corpo humano que sacrificou uma vez para sempre...
O corpo carnal não foi levado ao céu.
...muitos crêem que Cristo levou seu corpo carnal ao céu. Indicam o fato de que, quando Cristo foi ressuscitado, seu corpo carnal não se encontrava mais no túmulo... Também, após a sua morte, Jesus apareceu a seus discípulos num corpo carnal para mostrar-lhes que estava vivo... Não prova isso que Cristo foi levantado no mesmo corpo em que fora morto? Não, não prova. A Bíblia é muito clara quando diz: “Cristo morreu uma vez para sempre quando aos pecados... sendo morto na carne, mas vivificado no espírito.” (1 Pedro 3:18) Humanos com corpos de carne e sangue não podem viver no céu... Apenas criaturas espirituais, com corpos espirituais, podem viver no céu.
Então, que aconteceu ao corpo carnal de Jesus? ...Deus removeu o corpo de Jesus ...Assim como fizera antes com o corpo de Moisés. (Deuteronômio 34:5,6)
...Mas, visto que foi possível o apostolo Tomé pôr sua mão no orifício no lado de Jesus, não mostra isso que Jesus foi ressuscitado no mesmo corpo que foi pregado na estaca? Não, pois Jesus simplesmente se materializou, ou assumiu um corpo carnal como os anjos haviam feito no passado.
...Por 40 dias após sua ressurreição, Jesus apareceu a seus discípulos num corpo carnal. (Atos 1:3) Em seguida ele partiu para o céu. Mas alguns podem perguntar: mas os dois anjos presentes não disseram aos apóstolos que Cristo “virá assim da mesma maneira em que o observastes ir para o céu?” (Atos 1:11) ... da mesma maneira, não no mesmo corpo. E qual foi a maneira da partida de Jesus? Foi quieta, sem exibição publica. Apenas seus apóstolos souberam a respeito dela. O mundo não soube... Assim, sua volta também seria invisível, num corpo espiritual.
COMO É VISTO POR TODO OLHO
...Revelação 1:7 ...”Eis que ele vem com as nuvens e todo olho o verá, e aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra baterão em si mesmas de pesar por causa dele.” Aqui a bíblia fala de ver, não com os olhos físicos, mas no sentido de discernir ou perceber. Assim, quando uma pessoa compreende ou entende um assunto, ela pode dizer: Vejo.
...De maneira que a expressão “todo olho o verá” significa que cada um então entenderá ou reconhecerá que Cristo está presente.
RETORNA CRISTO À TERRA?
...a volta de Cristo não significa que ele volta literalmente a esta terra. Antes, significa que assume o poder do Reino com relação a esta terra e volta sua atenção para ela. Ele não precisa deixar seu trono celestial e realmente vir à terra para fazer isso. ...a evidência bíblica mostra que no ano de 1914 E.C. o tempo de Deus chegou para Cristo voltar e começar a dominar. ... a volta de Cristo é invisível...

Fonte. LIVRO: Poderá viver para sempre no Paraíso na terra. Edição Brasileira de 1982
PÁG. 142 a 147. Sociedade Torre de vigia de bíblias e tratados.


Refutação
“...Contudo, muitos crêem que Cristo voltara no mesmo corpo humano em que foi morto, e que todos os que vivem na terra o verão.”
As Testemunhas de Jeová parecem desconhecer o livro de Revelação, onde Jesus é visto com um corpo glorificado (Revelação 1:12-20)
“Mas, será que o restante da humanidade, que não vai ao céu, vê a Cristo quando ele volta?
...Mas ele vem como o mais poderoso e o mais glorioso de todos esses filhos espirituais de Deus, e, portanto, invisível”

As Testemunhas de Jeová alegam que Jesus voltou em 1914 de forma invisível.

“Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se baterão então em lamento, e verão o Filho do homem vir nas nuvens do céu, com poder e grande glória.” (Mateus 24:30)

“Outrossim, quando virdes Jerusalém cercada por exércitos acampados, então sabei que se tem aproximado a desolação dela.
E então verão o Filho do homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória.” (Lucas 21:20,27)

De inicio, em 1914 o Estado de Israel não tinha sido recriado. Sengundo as escrituras, um dos sinais da volta eminente de Cristo, serão alguns eventos que ocorreram em Israel. Vemos Israel retornando a sua terra em 1948, bem distante dessas falsas profecias.
“Tendo dado sua carne a favor da vida do mundo, Cristo jamais poderia tomá-la de volta e se tornar homem de novo. Por essa razão básica sua volta nunca poderia ser com o corpo humano que sacrificou uma vez para sempre...”
“...muitos crêem que Cristo levou seu corpo carnal ao céu... Então, que aconteceu ao corpo carnal de Jesus? ...Deus removeu o corpo de Jesus ...Assim como fizera antes com o corpo de Moisés. (Deuteronômio 34:5,6)”
As T.J. estão corretas em dizer que o corpo carnal e material não pode entrar no Céu espiritual. Isso é lógico, e a bíblia confirma. Porém, dizer que o corpo de Jesus ficou aqui na terra escondido por Deus, assim como o corpo de Moisés, é um grande erro de interpretação, além de caírem em contradição com seus próprios ensinos.
Em primeiro lugar. Esquecem que Enoque e o profeta Elias foram Arrebatados aos céus vivos e tiveram seus corpos transformados. Elias foi arrebatado na vista de Eliseu. Porque Elias disse que se ele visse ele quando fosse levado aos céus ele receberia o que Eliseu tinha lhe pedido. E assim sucedeu, O corpo de Elias não ficou aqui na terra ele foi transformado e levado ao céu vivo.
“1 E sucedeu que, quando Jeová estava para tomar Elias num vendaval para cima aos céus, Elias e Eliseu passaram a ir-se de Gilgal. 10 Então ele disse: “Pediste uma coisa difícil. Se me vires quando eu te for tirado, [então] te acontecerá assim; mas, se não, não acontecerá.” 11 E aconteceu que, seguindo eles andando, falando ao andarem, ora, eis um carro de guerra, de fogo, e cavalos de fogo, e eles passaram a fazer uma separação entre os dois; e Elias foi subindo aos céus no vendaval. 12 Enquanto isso, Eliseu o via e clamava: “Meu pai, meu pai, o carro de guerra de Israel e seus cavaleiros!” E não o viu mais. Conseqüentemente, agarrou as suas próprias vestes e as rasgou em dois pedaços. (2 Reis 2:1,10-12)
1 Seis dias depois, Jesus tomou a Pedro, e a Tiago, e a João, irmão deste, e levou-os à parte, a um alto monte. 2 E ele foi transfigurado diante deles, e o seu rosto brilhava como o sol, e a sua roupagem exterior tornou-se brilhante como a luz. 3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, conversando com ele. (Mateus 17:1-3)
Pela fé Enoque foi transferido para não ver a morte, e não foi achado em parte alguma, porque Deus o havia transferido; pois, antes de sua transferência, ele teve o testemunho de que agradara bem a Deus. (Hebreus 11:5 / Genesis 5:24)
As T.J. ao dizerem que o corpo de Jesus ficou aqui na terra, assim como o de Moisés, confirmam a realidade da natureza humana ser constituída de corpo, alma e espírito. Uma parte material e outra espiritual. As T.J. negam o fato de nós possuirmos corpo espiritual, alegando que a alma é o sangue. Como pode não haver alma, se Moisés e Elias apareceram a Jesus e a alguns discípulos, sendo que, Moisés havia morrido, e seu corpo enterrado e escondido por Deus? (Judas 9 / Deuteronômio 34:5,6)
O que dizer ainda de Enoque e Elias? Seus corpos foram transformados, de corpos carnais em espirituais.
Eles não morreram. Cristo morreu, mas ressuscitou ao terceiro dia com o corpo carnal, e foi levado aos céus e seu corpo foi glorificado.

13 Além disso, irmãos, não queremos que sejais ignorantes no que se refere aos que estão dormindo [na morte], para que não estejais pesarosos como os demais que não têm esperança. 14 Pois, se a nossa fé é que Jesus morreu e foi levantado de novo, então, também, Deus trará com ele os que adormeceram [na morte] por intermédio de Jesus. 15 Pois, nós vos dizemos pela palavra de Jeová o seguinte: que nós, os viventes, que sobrevivermos até a presença do Senhor, de modo algum precederemos os que adormeceram [na morte]; 16 porque o próprio Senhor descerá do céu com uma chamada dominante, com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus, e os que estão mortos em união com Cristo se levantarão primeiro. 17 Depois nós, os viventes, que sobrevivermos, seremos juntamente com eles arrebatados em nuvens, para encontrar o Senhor no ar; e assim estaremos sempre com [o] Senhor. (1 Tessalonicenses 4:13-17)

Leia também:
42 Assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se em corrupção, é levantado em incorrupção.
44 Semeia-se corpo físico, é levantado corpo espiritual. Se há corpo físico, há também um espiritual.
46 Não obstante, o primeiro é, não o que é espiritual, mas o que é físico, depois aquilo que é espiritual.
47 O primeiro homem é da terra e feito de pó; o segundo homem é do céu.
49 E assim como temos levado a imagem daquele feito de pó, levaremos também a imagem do celestial.
50 No entanto, digo isso, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus, nem pode a corrupção herdar a incorrupção.
53 Pois isto que é corruptível tem de revestir-se de incorrupção e isto que é mortal tem de revestir-se de imortalidade.
54 Mas, quando [isto que é corruptível se revestir de incorrupção e] isto que é mortal se revestir de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: “A morte foi tragada para sempre.”
(1 Coríntios 15:42,44,46,47,49,50,54 Tradução do Novo Mundo)

“Jesus simplesmente se materializou, ou assumiu um corpo carnal como os anjos haviam feito no passado. ...Por 40 dias após sua ressurreição,”
(1 Coríntios 15:45-55)

”Eis que ele vem com as nuvens e todo olho o verá, ...Aqui a bíblia fala de ver, não com os olhos físicos, mas no sentido de discernir ou perceber. ...De maneira que a expressão “todo olho o verá” significa que cada um então entenderá ou reconhecerá que Cristo está presente.”

Que interpretação mais pobre. Está claro e nítido que a bíblia está falando de forma literal. Em parte alguma a bíblia diz que a volta de Jesus será invisível. Mas uma interpretação errônea da imaginação dos pensamentos dos lideres das Testemunhas de Jeová.

A bíblia é clara, ao dizer que Jesus Cristo voltará pessoalmente a essa terra e que todo olho o verá.








O REINO DE DEUS

O texto inicial desse tópico, é tirado de livros, revistas e ensinamentos das TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, e da Sociedade Torre de vigia de bíblias e tratados
Logo após o texto dos ensinamentos das T.J. darei as respostas dentro de sua própria Bíblia.

QUEM VAI PARA O CÉU?
...Segundo Jesus ninguém subira ao céu durante 4.000 anos da historia, até os dias dele (jesus). Davi, Jó e João, o batizador, receberão a ressurreição para a vida aqui na terra. De fato, todos os homens e mulheres fiéis que morreram antes de Jesus falecer tinham esperança de viver novamente na terra, não no céu. Serão ressuscitados para se tornarem parte dos súditos terrestres do reino de DEUS ....

POR QUE ALGUNS FIÉIS IRÃO PARA O CÉU
...Aqueles que vão para o céu participarão com Jesus na tarefa dele... Jesus governará a nova terra paradísica como rei do governo celestial de DEUS... o livro de biblico de Daniel predisse que o “filho do homem” receberia “domínio”. O “filho do homem” é Jesus Cristo (Marcos 14:41,62, Daniel 7:13,14)... é importante notar aqui no livro de Daniel que o “filho do homem” não haverá de governar sozinho... “E o Reino, e o domínio... foram entregues ao povo que são os santos do supremo”Dn 7:27)... Essas expressões, “o povo” e “seu reino”, informam-nos de que haverá outros governantes com cristo no governo de Deus.
Na ultima noite que Jesus passou com os seus 11 apóstolos fieis, ele mostrou –lhes que seriam governantes com ele no reino de Deus (Lucas 22:28,29)... Mais tarde, o apostolo Paulo e Timóteo foram incluídos neste pacto, ou acordo, para um reino. Por esse motivo, Paulo escreveu a Timóteo: “Se perseverarmos, havemos também de reinar juntos” (2 Timóteo 2:12). Também o apostolo João escreveu sobre os que “reinarão sobre a terra” junto com Jesus Cristo. Revelação (apocalipse) 5:9,10 / 20:6
... aqueles que vão para o céu servirão ali como co-regentes de Cristo no governo celestial de Deus...
... Deus escolheu outros dentre a humanidade para governarem com Jesus no reino...

QUANTOS VÃO PARA O CÉU?
... o número total dos que vão para o céu será pequeno em comparação com os muitos que receberão a vida na terra...
“... não temas, pequeno rebanho, porque aprouve ao vosso Pai dar-vos o reino (Lucas 12:32)... ”
... Incluirá apenas os apóstolos e outros dos primitivos seguidores de Jesus? Não, a bíblia mostra que “o pequeno rebanho” incluirá mais pessoas. A bíblia diz em Revelação 14:1,3 “E eu vi, e eis o cordeiro [Jesus Cristo] em pé no Monte Sião [celestial], e com ele cento e quarenta e quatro mil ... que foram comprados [ou tomados] da terra.” Note que se vêem apenas 144.000 pessoas com o Cordeiro, Jesus Cristo, no Monte Sião celestial. (Hebreus 12:22)
Assim, em vez de todos os bons irem para o céu, a biblia revela que apenas 144.000 pessoas provadas e fiéis serão levadas para lá, para governarem com Cristo...

A CONGREGAÇÃO DE DEUS
A bíblia nos diz que Cristo é a cabeça da congregação de Deus... a palavra “igreja” ou “congregação de Deus” ... refere-se a um grupo de cristãos (1 Coríntios 15:9)...
... todavia, quando a bíblia fala sobre “a congregação do Deus vivente”, ela se refere a um grupo especifico de seguidores de Cristo. (1 Timóteo 3:15) São também chamados de “congregação dos primogênitos que foram alistados nos céus”. (Hebreus 12:23) De modo que esta “congregação de Deus” é constituída de todos os cristãos na terra que tem esperança de vida celestial. Ao todo, apenas 144.000 pessoas constituirão finalmente a “congregação de DEUS”. Hoje restam na terra apenas poucas destas, apenas um restante... A bíblia refere-se também a esta congregação de 144.000 membros com termos tais como “a noiva, a esposa do cordeiro”, “o corpo de cristo”, “o templo de Deus”, “o Israel de Deus” e “a Nova Jerusalém” ( Revelação 21:9 / Efe. 4:12 / 1 Cor. 3:17 / Gal. 6:16 / Revelação 21:2)...

A COISA NOVA NO PROPÓSITO DE DEUS
Deus não mudou de propósito para com a terra e a humanidade nela após Adão ter iniciado a raça humana no caminho do pecado e da morte... Desde o começo, seu propósito era ter um paraíso global...
... Jesus Cristo, é o principal governante neste governo, e 144.000 pessoas serão tomadas dentre a humanidade para governar no céu com ele... Esses governantes no céu constituirão os “novos céus” do novo sistema de Deus... então terá de haver os que são governados. A bíblia chama a tais pessoas de “nova terra” (2 pedro 3:13; Revelação 21:1-4). Elas incluirão Jô, Davi e João bastita ... todos os fiéis que viveram antes de Cristo vir a terra...
Sociedade Torre de vigia de bíblias e tratados
Fonte. LIVRO: Poderá viver para sempre no Paraíso na terra. Edição Brasileira de 1982
PÁG. 120 a 126


Resposta

As Testemunhas de Jeová, acreditam que o reino milenial, que haverá sobre a terra, registrado na bíblia (Revelação 20), será o período de restauração da humanidade. Se as T.J. ensinam que o Reino de Deus, os mil anos de governo de Cristo sobre a terra, o milênio será constituído de pessoas de todas as épocas da humanidade, ou seja, todos que morreram do inicio da criação do homem até o milênio, para terem uma nova oportunidade para aprenderem de Jeová, então estão afirmando que o Reino de Deus é constituído por pessoas não regeneradas, ímpias, prostitutas, ladrões, assassinos, etc, sendo que a bíblia ou a Tradução do Novo Mundo das escrituras sagradas (bíblia das T.J.) ensina o seguinte:

“ Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não sejais desencaminhados: nem os fornicadores, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,
nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.”
(1 Coríntios 6:9,10)

Ainda diz a Biblia:

“Em resposta, Jesus disse-lhe: Digo-te em toda a verdade: A menos que alguém nasça de novo, não pode ver o reino de Deus. Jesus respondeu: “Eu te digo em toda a verdade: A menos que alguém nasça de água e espírito, não pode entrar no reino de Deus.”
(João 3:3,5)

“Pois isso sabeis, reconhecendo-o por vós mesmos, que nenhum fornicador, nem pessoa impura, nem pessoa gananciosa — que significa [ser] idólatra — tem qualquer herança no reino do Cristo e de Deus.”
(Efésios 5:5)

“Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são fornicação, impureza, conduta desenfreada, 20 idolatria, prática de espiritismo, inimizades, rixa, ciúme, acessos de ira, contendas, divisões, seitas,
invejas, bebedeiras, festanças e coisas semelhantes a estas. Quanto a tais coisas, aviso-vos de antemão, do mesmo modo como já vos avisei de antemão, de que os que praticam tais coisas não herdarão o reino de Deus.”
(Gálatas 5:19-21 )

Outras passagens (Mateus 5:20 / 7:21 / 19:23,24).

Os que ressuscitarem para entrar no reino de Deus terão corpos espirituais e não físicos de carne e sangue como hoje. (1 Coríntios 15: 42,43,44, 49,50,53 )

Veja o que as Escrituras sagradas dizem em Revelação 21 da cidade terrena (milênio) e da cidade celestial (eterna). Da primeira é dito: “nova Jerusalém” (21:2), da segunda é dito: “santa Jerusalém” (21:10), a primeira possui templo (Ver. 3), a segunda não possui templo (Ver. 22), na segunda cidade haverá anjos (Ver. 12 / Hebreus 12: 22,23). Na segunda cidade não haverá sol, nem lua (Ver. 23).
Os versículos 1 a 8 de Revelação 21, fala da cidade terrena, milenial, a Nova Jerusalém; os versículos 9 até o capitulo 22:5, fala da cidade celestial, eterna, no céu, após o milênio, a Santa Jerusalém.

Outra questão para as Testemunhas de Jeová responderem, é que, haverá duas ressurreições. A primeira ressurreição será no inicio dos mil anos, os mil anos de Reino, do milênio (Revelação 20:4,6). A segunda ressurreição será após os mil anos (Revelação 20:5,7-15). Se os mil anos do reino, como ensinam as Testemunhas de Jeová, será um período de restauração da humanidade, então os que ressuscitarem após os mil anos não terão oportunidade de restauração? Na verdade, toda essa interpretação das T.J. só passa de imaginação de seus pensamentos, sem qualquer fundamento bíblico.

“Os demais mortos não passaram a viver até terem terminado os mil anos. Esta é a primeira ressurreição. Feliz e santo é todo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes a segunda morte não tem autoridade, mas serão sacerdotes de Deus e do Cristo, e reinarão com ele [durante] os mil anos.”
(Revelação 20:5,6)



As Testemunhas de Jeová torcem passagens bíblicas tais como Colossenses 1:18/ Efésios 4:12 / 1 Coríntios 12:27/ João 14:1,2 , afirmando que somente um número limitado de escolhidos vão para o céu com Cristo. Esses escolhidos são, segundo as Testemunhas de Jeová, os 144.000 citados em Apocalipse 14:1-5. Eles chamam esses 144.000 de “Igreja”, “congregação” e ”corpo de Cristo”.
As testemunhas de Jeová não se consideram como Igreja ou corpo de Cristo, e sim como “as outras ovelhas” que Jesus falou em João 10:16. Baseando-se mais uma vez em versos isolados da bíblia para ensinarem suas doutrinas.
As testemunhas de Jeová parece não querer enxergar vários detalhes de que está escrito nessa passagem de Revelação 7.
Primeiro, que os 144.000 são formados pelas 12 tribos de ISRAEL, ou seja, são todos Israelitas, de uma única nação (Revelação 7:4-8).
Segundo, que a IGREJA é formada por pessoas de todos os povos, línguas e nações que se converterem a JESUS CRISTO (1 Cor. 1:2 / Gal. 1:2 / ROM. 16:4/ 2 Cor.1:1).
Terceiro, João não viu só os 144.000 no céu, ele também viu uma multidão que não tinha como contar, de todas as nações, tribos e línguas da terra (Revelação 7:9-17).

Como vimos, todos os ensinos dos lideres das Testemunhas de Jeová são imaginação de seus pensamentos, sem nenhuma base bíblica ou base na TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO DAS ESCRITURAS SAGRADAS.

As T.J. caem em contradição em suas próprias interpretações ....
dizem que apenas 144.000 mil vão para o céu e também dizem que:
"Deus escolheu outros dentre a humanidade para governarem com Jesus no reino"
olha o que dizem
"... em vez de todos os bons irem para o céu, a Bíblia revela que apenas 144.000
pessoas provadas e fiéis serão levadas para lá, para governar com Cristo"
em outra parte dizem:
"Deus escolheu outros dentre a humanidade para governarem com Jesus no reino"

A bíblia e a Tradução do Novo Mundo das escrituras sagradas (bíblia das testemunhas
de Jeová) é bem clara em dizer que, os 144.000 são Israelitas e não tem pessoas
de outra nação ou povo.
Se as Testemunhas de Jeová afirmam que só 144.000 mil vão pro céu reinar com cristo,
e depois dizem que Deus escolheu outras pessoas de outras nações, estão caindo em uma grande
contradição.
Na verdade não é uma contradição, é porque não existe esse numero limitado de pessoas que vão
para o céu, isso tudo só passa de imaginação do pensamento dos lideres das Testemunhas de Jeová.

Leia Revelação 7:9-17.
Nessa passagem é bem claro que as pessoas salvas de todas as nações povos e línguas estão diante do trono de Deus no céu, e eles estão com Jesus, que é chamado de “Cordeiro de Deus” (João 1:29,36). Observe que nessa passagem fala que todos os anjos estavam em pé ao redor do trono, ou seja, anjos são seres espirituais e estão no céu, Deus está no céu, Jesus está no Céu, logo a multidão que João viu estava no céu e não na terra.
Concluímos então, que não é apenas 144.000 que vão para o céu e sim todos os salvos.

“Depois destas coisas eu vi, e, eis uma grande multidão, que nenhum homem podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, trajados de compridas vestes brancas; e havia palmas nas suas mãos.
porque o Cordeiro, que está no meio do trono, os pastoreará e os guiará a fontes de águas da vida. E Deus enxugará toda lágrima dos olhos deles.” (Revelação 7:9,17)

“...Segundo Jesus ninguém subira ao céu durante 4.000 anos da historia, até os dias dele (Jesus)”

Essa afirmação das T.J. é errada e mal interpretada. Jesus disse que, ninguém que morreu e ressuscitou subiu ao céu. Jesus foi o primeiro a morrer e ressuscitar e subir aos céus. Muitos que ressuscitaram por milagre, tornaram a morrer e voltar ao pó.

“e ele é a cabeça do corpo, a congregação. Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para se tornar aquele que é primeiro em todas as coisas;”
(Colossenses 1:18)

“No entanto, agora Cristo tem sido levantado dentre os mortos, as primícias dos que adormeceram [na morte].” (1 Coríntios 15:20)

As T.J. esquecem ainda de Enoque, Elias e Moisés. Enoque e Elias subiram aos céus vivos, arrebatados e moisés morreu e está no céu. Moisés e Elias apareceram para Jesus. (Mateus 17:3/ Hebreus 11:5)





































DIA DO JUÍZO, E PÓS JUÍZO

Os textos a seguir foram tirados dos ensinamentos das TESTEMUNHAS DE JEOVA, livros, revistas e panfletos. Após os textos vem as Refutações.

... Dia do juízo. Não é um dia para ser aguardado com horror ou temido ...ao contrario da opinião popular, ele (jesus) não julgará as pessoas à base de seus pecados passados, muitos dos quais tenham sido cometidos em ignorância. A bíblia explica que ao morrer a pessoa é libertada ou livrada quaisquer pecados que tenha cometido... “aquele que morreu foi absolvido do seu pecado (Romanos 6:7)”, (Romanos 2:12 ... todos que sem lei pecaram, perecerão também sem lei; mas todos os que pecaram debaixo de lei, serão julgados por lei.) ...Isto significa que quando a pessoa for ressuscitada, ela será julgada à base daquilo que fizer durante o dia do juízo , não á base do que fez antes de morrer...O dia do juízo, não será um dia literal de 24 horas... o Dia do Juízo terá a duração de 1.000 anos. Trata-se do mesmo período de 1.000 anos, durante o qual Cristo e seus 144.000 fiéis seguidores ungidos reinarão... sobre a nova terra...durante o Dia do Juízo, os que sobreviverem ao Armagedom trabalharão para fazer da terra um paraíso...Durante o Dia do Juízo todas as pessoas aprenderão a respeito de Jeová e terão plena oportunidade para lhe obedecer e servi-lo...será nestas condições... que Jesus e seus 144.000 reis associados julgarão a humanidade. As pessoas que escolherem servir a Jeová estarão em posição de receber a vida eterna... alguns se recusarão a servir a Jeová... Assim, depois de terem recebido plena oportunidade de mudar seu comportamento e de aprender a justiça, tais iníquos serão destruídos. Alguns serão mortos mesmo antes de findar o Dia do Juízo.

Não lhes será permitido ficar para corromper a terra paradisica... pelo menos algumas das pessoas injustas das antigas Sodoma e Gomorra estarão presentes na terra durante o Dia do Juízo. Embora tenham sido bastante imorais... Jeová... as trará de volta de modo a terem oportunidade de aprender a respeito de seus propósitos ...serão ressuscitados e terão uma oportunidade adicional para aprenderem os propósitos de Deus...

... “os que estão nos túmulos memórias ouvirão a sua voz e sairão, os que fizeram boas coisas, para uma ressurreição de vida, os que praticaram coisas ruins, para uma ressurreição de julgamento (João 5:28-30)... Que é esta “ressurreição de vida” e que é a “ressurreição de julgamento” e quem são os que as terão? ... quando os mortos saírem da sepultura, não serão julgados pelas suas ações passadas... serão julgados à base do que fizerem durante o Dia do Juízo...Por causa das boas coisas que fizerem, muitos desses ressuscitados avançarão ate chegarem à perfeição humana, por volta do fim do Dia do Juízo de 1.000 anos... será por meio duma prova à qual a humanidade será submetida... Adão e Eva falharam... Jó, ao ser provado, manteve a integridade...
Por outro lado. Que dizer dos que praticaram coisas ruins ou más durante o Dia do Juízo? Sua volta dentre os mortos revelará ser uma “ressurreição” de julgamento. Que significa isso? Significa ser sentenciado ou condenado a morte. Assim, essas pessoas serão destruídas, quer durante, quer por volta do fim do Dia do Juízo. O motivo é que fazem coisas más; recusam-se obstinadamente a aprender e praticar a justiça...

Mas a fé da maioria dos humanos que viverem até o fim dos 1.000 anos nunca terá sido provada... para resolver essa questão, Jeová soltará satanás e seus demônios do abismo onde estavam durante 1.000 anos... satanás será bem sucedido em fazer com que algumas pessoas deixem de servir a Jeová... Depois de realizada essa prova, satanás e seus demônios, também os que não passaram na prova, serão lançados no simbólico “lago de fogo”, que é a segunda (eterna) morte. (revelação 20:7-10,15)... aqueles cujos nomes se encontram no livro da vida permanecerão no paraíso terrestre ... merecedores de viverem para sempre no paraíso na terra ...
Sociedade Torre de vigia de bíblias e tratados
Fonte. LIVRO: Poderá viver para sempre no Paraíso na terra. Edição Brasileira de 1982
PÁG. 175 a 183


Resposta

“...ao morrer a pessoa é libertada ou livrada quaisquer pecados que tenha cometido... “aquele que morreu foi absolvido do seu pecado (Romanos 6:7)”

As T.J. afirmam que o homem quando morre os seus pecados são anulados (Romanos 6:7) . Usam um versículo isolado. Usam um único versículo isolado do contexto para basearem seu ensino. Contudo o contexto dessa passagem é claro em afirmar, que a morte da qual está falando não é morte física e sim uma morte espiritual : “Do mesmo modo também vós: considerai-vos deveras mortos no que se refere ao pecado, mas vivos no que se refere a Deus, por Cristo Jesus.” ( Romanos 6:11).

Leia o contexto:
1 Conseqüentemente, o que diremos? Continuaremos no pecado, para que abunde a benignidade imerecida?2 Que isso nunca aconteça! Visto que morremos no que se refere ao pecado, como persistiremos em viver ainda nele? 3 Ou não sabeis que todos nós, os que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte? 4 Portanto, fomos sepultados com ele por intermédio de nosso batismo na sua morte, a fim de que, assim como Cristo foi levantado dentre os mortos por intermédio da glória do Pai, também nós andássemos igualmente em novidade de vida. 5 Pois, se ficamos unidos com ele na semelhança de sua morte, certamente seremos também [unidos com ele na semelhança] de sua ressurreição; 6 porque sabemos que a nossa velha personalidade foi pregada na estaca com [ele], para que o nosso corpo pecaminoso ficasse inativo, a fim de que não fôssemos mais escravos do pecado. 7 Pois aquele que morreu foi absolvido do [seu] pecado.
(Romanos 6:1-7)

O apostolo fala, que o todo aquele que quer servir a Jesus, tem que deixar o pecado para trás e seguir uma nova vida. Morrer para o pecado, mortificar sua velha natureza e viver uma nova vida. Ele diz que todos quantos estão unidos a CRISTO devem morrer para o pecado e viver para Cristo em novidade de vida.

É ridículo usar um único versículo da bíblia para ensinar uma doutrina tão importante assim. É ir contra o raciocínio humano. Se o pecado cessa na morte física, então Cristo morreu pra que? Jesus Cristo morreu por nossos pecados, se o pecado cessa na morte física do homem, qual seria a necessidade de Jesus morrer? A oportunidade para entrar no reino de Deus é nessa vida e não em outra oportunidade.“


“Pois todos nós temos de ser manifestados perante a cadeira de juiz do Cristo, para que cada um receba o seu prêmio pelas coisas feitas por intermédio do corpo, segundo as coisas que praticou, quer boas, quer ruins.” (Tradução do Novo Mundo II Corintios 5:10)

O pecado não está apenas nos ato e sim no estado do homem decaído. O ato do pecado é a manifestação de uma natureza humana decaída e imperfeita.

“...ele (jesus) não julgará as pessoas à base de seus pecados passados, muitos dos quais tenham sido cometidos em ignorância.”

O conhecimento de Deus está por toda parte, não existe ninguém ignorante ao seu conhecimento.

“19 porque aquilo que se pode saber sobre Deus é manifesto entre eles, porque Deus lho manifestou.
20 Pois as suas [qualidades] invisíveis são claramente vistas desde a criação do mundo em diante, porque são percebidas por meio das coisas feitas, mesmo seu sempiterno poder e Divindade, de modo que eles são inescusáveis;
21 porque, embora conhecessem a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe agradeceram, mas tornaram-se inanes nos seus raciocínios e o seu coração ininteligente ficou obscurecido.”
(Romanos 1:19,20.21/ Salmos 19:1-3)

Todos responderão pelo que fez nessa vida. Haverá sim um dia de juízo final.

“12 E eu vi os mortos, os grandes e os pequenos, em pé diante do trono, e abriram-se rolos. Mas outro rolo foi aberto; é o rolo da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas escritas nos rolos, segundo as suas ações. 13 E o mar entregou os mortos nele, e a morte e o Hades entregaram os mortos neles, e foram julgados individualmente segundo as suas ações.” (Revelação 20:12,13)

10 Pois todos nós temos de ser manifestados perante a cadeira de juiz do Cristo, para que cada um receba o seu prêmio pelas coisas feitas por intermédio do corpo, segundo as coisas que praticou, quer boas, quer ruins. (2 Coríntios 5:10) Leia também (Mateus 25:32-46)

O JUÍZO

“Durante o Dia do Juízo todas as pessoas aprenderão a respeito de Jeová e terão plena oportunidade para lhe obedecer e servi-lo...”

“As pessoas que escolherem servir a Jeová estarão em posição de receber a vida eterna... alguns se recusarão a servir a Jeová... Assim, depois de terem recebido plena oportunidade de mudar seu comportamento e de aprender a justiça, tais iníquos serão destruídos. Alguns serão mortos mesmo antes de findar o Dia do Juízo.”

Em seus ensinos, as testemunhas de Jeová dividem o reino de Deus em duas fases. A primeira fase será, quando toda humanidade será provada. Quem obedecer a Deus permanecerá vivo pra sempre na terra, quem não obedecer, morrerá e não ficará na terra paradisíaca; voltarão para o pó da terra. Também chamam essa primeira fase de DIA DO JUÍZO. A segunda fase será, quando terminar o DIA DO JUÍZO (os mil anos), os dias em que os moradores do paraíso forem provados. Após o termino da provação, quem for aprovado e tiver boa conduta e seguir os ensinamentos de Jeová, permanecerá no paraíso pra todo sempre.

Ensinam que a humanidade não será julgada pelo que fez antes de morrer, mas sim, se obedecer ou não a Jeová durante o dia do juízo, que durará Mil anos. As pessoas viverão no paraíso na terra e terão oportunidade de servir a Deus, tendo uma nova chance. O grande juízo de Deus para as T.J. será um período de mil anos, no qual toda humanidade terá oportunidade de servir a Jeová. Não aceitando seus mandamentos, voltam ao pó da terra, sem chance de voltar a terra para viver no paraíso.

Mas uma das muitas interpretações da imaginação dos pensamentos das testemunhas de Jeová.
A tradução do novo mundo das escrituras sagradas, a bíblia das T.J. contradiz plenamente esses ensinos.

O que as Testemunhas de Jeová esquecem é que no livro de Revelação (Apocalipse) está escrito que haverá duas ressurreições. A primeiro, antes do estabelecimento do Reino Milenial. E a segunda ressurreição, no final
do Reino Milenial. Sendo assim, é impossível esse tal “DIA DO JUIZO” que durará mil anos, em que a humanidade inteira desde adão até aquele dia, terá nova oportunidade para servir a Jeová.
As T.J. alegam que TODOS serão ressuscitados para uma nova oportunidade antes do milênio.
A Tradução do Novo Mundo diz que, primeiro os justos ressuscitarão e que no final do milênio os ímpios ressuscitarão. Quem você acha que ta com a razão? Com certeza as escrituras, a bíblia; ou a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas (Bíblia das Testemunhas de Jeová).
Confira:
“...E passaram a viver e reinaram com o Cristo por mil anos.”(Revelação20:4b)
“Os demais mortos não passaram a viver até terem terminado os mil anos...” (Revelação20:5)

“Feliz e santo é todo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes a segunda morte não tem autoridade, mas serão sacerdotes de Deus e do Cristo, e reinarão com ele [durante] os mil anos.”
(Revelação20:5)

Leiam:
“...Jesus disse: digo-te em toda a verdade: a menos que alguém nasça de novo, não pode ver o reino de DEUS” João 3:3

As escrituras são claras quando diz que ninguém entrará no reino de Deus em pecado.
As escrituras não dizem que eles entrarão e não permanecerão. Ela diz que nem ao menos entrarão:
“O quê! Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não sejais desencaminhados. Nem fornicadores, nem idólatras, nem adúlteros, nem homens mantidos para propósitos desnaturais, nem homens que se deitam com homens, 10 nem ladrões, nem gananciosos, nem beberrões, nem injuriadores, nem extorsores herdarão o reino de Deus.” (1 Cor. 6:9,10)

Então, o reino de Deus que as T.J. anunciam será constituído de pessoas não regeneradas? E com a mesma personalidade que possuíam antes de morrer?
“Pois isso sabeis, reconhecendo-o por vós mesmos, que nenhum fornicador, nem pessoa impura, nem pessoa gananciosa — que significa [ser] idólatra — tem qualquer herança no reino do Cristo e de Deus.” (Efésios 5:5)

LEIA:

“E eu vi tronos, e havia os que se assentavam neles, e foi-lhes dado poder para julgar. Sim, vi as almas dos executados com o machado, pelo testemunho que deram de Jesus e por terem falado a respeito de Deus, e os que não tinham adorado nem a fera nem a imagem dela, e que não tinham recebido a marca na sua testa e na sua mão. E passaram a viver e reinaram com o Cristo por mil anos. 5 (Os demais mortos não passaram a viver até terem terminado os mil anos.) Esta é a primeira ressurreição. 6 Feliz e santo é todo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes a segunda morte não tem autoridade, mas serão sacerdotes de Deus e do Cristo, e reinarão com ele [durante] os mil anos.” (REVELAÇÃO 20:4-6 )

O que você entendeu nesse texto bíblico ??
Está claro nesses versículos, que o DIA DO JUIZO não será, como afirmam as testemunhas de Jeová, um dia (MIL ANOS) em que os mortos, desde o primeiro homem até o dia do juízo, terão uma nova oportunidade de aprender de Jeová e se arrependerem, e que o dia do juízo será um dia literal de julgamento. Essa doutrina ensinada pelas T.J. é enganosa e mentirosa, fruto da imaginação obscura de seus lideres, que torcem a Palavra de Deus para sua própria perdição.

Está evidente nesse texto das escrituras, que haverá outra ressurreição após os MIL ANOS, mil anos esses que as T.J. afirmam ser o DIA DO JUIZO, onde toda humanidade aprenderá de Jeová.

Está também evidente, que os outros mortos que ressuscitarão após os mil anos, são justamente, as pessoas que não quiseram servir a Deus ou crer em sua palavra durante todo período de existência humana na terra.

“Depois de realizada essa prova, satanás e seus demônios, também os que não passaram na prova, serão lançados no simbólico “lago de fogo”, que é a segunda (eterna) morte. (revelação 20:7-10,15)... "

As T.J. crêem, assim como nós cremos, que "satanás e os demônios", são seres ESPIRITUAIS. Sendo assim, ensinam que, todos os homens e mulheres que "não passaram na prova" (durante os mil anos de Juízo), serão lançados no Lago de Fogo, que eles falam que é a sepultura, o pó da terra e não um inferno espiritual, num mundo invisível, espiritual, porque as T.J. não acreditam na alma espiritual.

Pra começar, em parte alguma a bíblia diz que o lago de fogo é “simbólico”. Como poderia ser simbólico, se satanás e os demônios vão pra lá?

Porém, as T.J. caem em contradição nos seus próprios ensinos.
Satanás e os demônios são seres espirituais e eternos, como serão destruídos como os homens de carne e osso? Como satanás e os demônios irão para o pó da terra? São seres espirituais.

“Então dirá, por sua vez, aos à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, vós os que tendes sido amaldiçoados, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos. (Mateus 25:41)
Nessa passagem fica claro, que os homens condenados irão para um mundo espiritual de condenação eterna juntamente com satanás e seus anjos (demônios),que é um ser espiritual.

As T.J. crêem que o “lago de fogo”, descrito em REVELAÇÃO (APOCALIPSE) é a destruição do corpo físico, é a morte pra nunca mais ressuscitar para um corpo físico. O corpo tornará a ser pó novamente. Só que os demônios não são seres físicos, são seres espirituais, assim sendo, a bíblia confirma que, o homem é um ser espiritual também, constituído de corpo e alma e que os ímpios e os não salvos, serão julgados juntamente com satanás para a condenação eterna no lago de fogo, que a bíblia chama de segunda morte. (Mateus 25:41 / Mateus 10:28)

Leia o que dizem as T.J.:

“.. .Assim, essas pessoas serão destruídas, quer durante, quer por volta do fim do Dia do Juízo. O motivo é que fazem coisas más; recusam-se obstinadamente a aprender e praticar a justiça...
satanás e seus demônios, também os que não passaram na prova, serão lançados no simbólico “lago de fogo”, que é a segunda (eterna) morte. (revelação 20:7-10,15)... aqueles cujos nomes se encontram no livro da vida permanecerão no paraíso terrestre ... merecedores de viverem para sempre no paraíso na terra ...”

Agora leia o que diz a Tradução do Novo Mundo:

“10 E o Diabo que os desencaminhava foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde [já estavam] tanto a fera como o falso profeta; e serão atormentados dia e noite, para todo o sempre.
11 E eu vi um grande trono branco e o que estava sentado nele. De diante dele fugiam a terra e o céu, e não se achou lugar para eles.
12 E eu vi os mortos, os grandes e os pequenos, em pé diante do trono, e abriram-se rolos. Mas outro rolo foi aberto; é o rolo da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas escritas nos rolos, segundo as suas ações. 13 E o mar entregou os mortos nele, e a morte e o Hades entregaram os mortos neles, e foram julgados individualmente segundo as suas ações.
14 E a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. Este significa a segunda morte, o lago de fogo.
15 Outrossim, todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.”
(Tradução do Novo Mundo, Revelação 20:10-15)

Pessoas carnais e espiritos, indo para o pó da terra? Basta você por a mente pra funcionar e verá que a idéia de um “simbólico Lado de fogo” é falsa, e que o lado de fogo é real, em um mundo espiritual, e que o juízo eterno existe, e Deus julgará todos segundo as suas obras que tem feito hoje na terra.

“Pois todos nós temos de ser manifestados perante a cadeira de juiz do Cristo, para que cada um receba o seu prêmio pelas coisas feitas por intermédio do corpo, segundo as coisas que praticou, quer boas, quer ruins.” (2 Corintios 5:10)

“Mas, por que julgas tu o teu irmão? Ou, por que menosprezas também o teu irmão? Porque nós todos ficaremos postados diante da cadeira de juiz de Deus;” (Romanos 14:10)

Leia também:
42 Assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se em corrupção, é levantado em incorrupção.
44 Semeia-se corpo físico, é levantado corpo espiritual. Se há corpo físico, há também um espiritual.
46 Não obstante, o primeiro é, não o que é espiritual, mas o que é físico, depois aquilo que é espiritual.
47 O primeiro homem é da terra e feito de pó; o segundo homem é do céu.
49 E assim como temos levado a imagem daquele feito de pó, levaremos também a imagem do celestial.
50 No entanto, digo isso, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus, nem pode a corrupção herdar a incorrupção.
53 Pois isto que é corruptível tem de revestir-se de incorrupção e isto que é mortal tem de revestir-se de imortalidade.
54 Mas, quando [isto que é corruptível se revestir de incorrupção e] isto que é mortal se revestir de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: “A morte foi tragada para sempre.”
(1 Coríntios 15:42,44,46,47,49,50,54 Tradução do Novo Mundo)

Como podem ver claramente, na ressurreição dos mortos não haverá mais morte, ressuscitarão com um corpo imortal, que não morrerá mais.
“...isto que é mortal tem de revestir-se de imortalidade.” (1 Coríntios 15:53 Tradução do Novo Mundo)
Prova-se mais uma vez que essa doutrina do juizo que é ensinado pelas Testemunhs de Jeová não passa de imaginação do pensamento de seus lideres, em qualquer fundamento biblico, e que usam maliciosamente de passagens isoladas para firmarem suas crenças.














INFERNO e ALMA


O INFERNO EXISTE REALMENTE?
... a Bíblia diz que Deus é amor. (1 João 4:8) Será que um Deus amoroso realmente atormentaria pessoas para sempre?
SEOL E HADES
...Alguns afirmam que o Hades é um lugar de tormento eterno. Mas deverá notar que Jesus Cristo esteve no Hades. Devemos crer que Deus atormentou a Cristo num inferno de fogo? ... Quando Jesus morreu, ele foi simplesmente para a sepultura.
... Em todos os lugares em que o Seol ocorre na Bíblia este nunca é associado com vida, atividade ou tormento. Antes, frequentemente é relacionado com a morte e inatividade. ...Eclesiastes 9:10. que reza: “Tudo o que a tua mão achar para fazer, faze-o com o próprio poder que tens, pois não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria no Seol, o lugar para onde vais” ...O Seol e o Hades não se referem a um lugar de tormento, mas à sepultura comum da humanidade. (Salmo 139:8) Tanto pessoas boas como más vão para o Seol ou Hades.
GEENA E O LAGO DE FOGO
...É a Geena realmente um lugar de tormento ardente, ao passo que Hades significa simplesmente a sepultura? ...Nas escrituras Hebraicas, Geena refere-se ao “vale de Hinom”. Deve lembrar-se de que Hinom era o nome do vale logo fora das muralhas de Jerusalém, onde os israelitas sacrificavam seus filhos no fogo. Com o tempo, o bom Rei Josias mandou tornar este vale impróprio para tal prática. (2 Reis 23:10) Foi transformado num enorme depósito de lixo ou entulho.
Assim, no tempo em que Jesus estava na terra, a Geena era o depósito de lixo de Jerusalém. Mantinham-se ali fogos acesos por meio de enxofre para se queimar o lixo... Os habitantes de Jerusalém, que conheciam o depósito de lixo de sua cidade, entendiam o que Jesus queria dizer, quando disse aos lideres religiosos... É evidente que Jesus não queria dizer que esses lideres religiosos seriam atormentados.
... Jesus usava a Geena como símbolo apropriado da destruição completa e eterna. Queria dizer que aqueles lideres religiosos, iníquos, não mereciam uma ressurreição... Aqueles que fossem para a Geena seriam destruídos para sempre, como se fossem lixo.
Então, o que é “o lago de fogo” mencionado no livro bíblico de Revelação? Tem significado similar ao da Geena... É evidente que este “lago” é simbólico... Os iníquos, naturalmente, não são literalmente atormentados, porque, conforme já vimos, quando alguém morre, ele deixa de existir completamente. Não está cônscio de nada.
O RICO E LÁZARO
Então, que queria dizer Jesus quando falou numa de suas ilustrações : ” 22 Ora, no decorrer do tempo, morreu o mendigo e foi carregado pelos anjos para [a posição junto ao] seio de Abraão.
“Também o rico morreu e foi enterrado. 23 E no Hades, ele ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu Abraão de longe, e Lázaro com ele [na posição junto] ao seio.” (Lucas 16:19-31)
...não se trata dum relato literal, mas duma ilustração...
...A morte do rico e de Lázaro representava uma mudança de condição. Esta mudança ocorreu quando Jesus alimentou espiritualmente o povo que fora negligenciado e que era como Lázaro, de mode que esse obteve o favor do Abraão Maior, Jeová Deus. Ao mesmo tempo, os lideres religiosos, falsos, “morreram” quando a terem o favor de Deus. Sendo rejeitados, sofreram tormentos quando os seguidores de Cristo expuseram as obras más deles. (Atos 7:51-57) Portanto, esta ilustração não ensina que alguns mortos sejam atormentados num inferno de fogo literal.

...Vimos assim que o Seol ou Hades é um lugar de descanso com esperança para os mortos. Tanto os bons como os maus vão para lá, à espera da ressurreição... Geena não se refere a um lugar de tormento, mas é usada na Bíblia como símbolo da destruição eterna... o lado de fogo não é um lugar de fogo literal, mas representa a segunda morte, na qual não haverá ressurreição...

Sociedade Torre de vigia de bíblias e tratados
Fonte. LIVRO: Poderá viver para sempre no Paraíso na terra. Edição Brasileira de 1982
PÁG. 81 a 89






Resposta

Segundo as T.J. (Testemunhas de Jeová), o homem não possui alma espiritual, a alma é o sangue do corpo. Por isso, afirmam que a idéia de vida após túmulo é absurda. Assim sendo, não existe um inferno real, o inferno é o pó da terra, o tumulo. Usam principalmente o versículo de Ezequiel que diz: “Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá”.(Ez 18.4). Usando esse verso, afirmam que a alma morre. Mas, será que o texto está dizendo isso? Absolutamente que não. Se olharmos para o contexto vamos perceber que o povo de Deus estava murmurando contra Ele citando um provérbio. Eles argumentavam que o pecado, o erro dos pais caía sobre os filhos: “Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotam”(Ez 18.2). Mas, a afirmativa do texto é a seguinte: “Porque todas as almas são minhas para julgar - pais e filhos de igual maneira - e a minha lei é esta: é pelo seu próprio pecado que um homem morrerá”.
A Bíblia nos ensina que o homem possui alma e corpo (dicotomia), porém afirma que o homem é um ser completo, uno, por exemplo: não é o corpo somente que peca ou somente a alma separados um do outro, e sim, o homem todo.

A remissão feita em nós por Cristo Jesus não é somente corporal ou espiritual, e sim, em nosso ser completo.
A STV afirma que a alma é sinônimo de sangue. Porém apesar de algumas vezes citar isso, a Bíblia nos diz algo muito além. Por exemplo: troquemos a palavra alma por sangue e vejamos no que dá: “a minha alma está cheia de tristeza até a morte”. (Mt 26.38), ficaria assim: O meu sangue está cheio de tristeza até a morte. Que absurdo.
A passagem clássica das T.J. para provar a inexistência da alma e consequentemente da vida após túmulo é esta: “...Deveras, eu te digo hoje: Estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23:43). Mas, ao analisarmos a tradução correta e o original grego, vemos que mais este texto foi adulterado: “Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lucas 23.43).
TEXTO ORIGINAL GREGO
O texto original diz: “ kai\ ei)=pen au)t%= o( )Ihsou=j, )Amh\n le/gw soi. sh/meron met ) e)mou= e)/s$ e)n t%= paradei/s%”. (T.B.S., 1994, Lc 23.43) Ο Ιησούς του απάντησε: Αλήθεια σας λέω ότι σήμερα θα είναι μαζί μου στον παράδεισο.
A TNM (TRADUÇAO DO NOVO MUNDO) modificou a vírgula para depois da palavra sh/meron (semeron) que significa hoje, porém no original grego vemos que a vírgula está antecedendo a palavra hoje e reafirmando que Jesus teria dito ao ladrão arrependido que naquele mesmo dia eles estariam juntos no paraíso. “A STV não somente omitiu a vírgula antes da palavra ‘hoje’ como pôs dois pontos depois desta palavra, o que alterou completamente o sentido do texto”
Agora, analisaremos o caso de Elias e o filho da viúva de Sarepta. Esta viúva tinha um filho que adoeceu gravemente e acabou morrendo. Elias então, o leva a um quarto, estende-se três vezes sobre o menino e ora ao Senhor para que a alma dele voltasse ao corpo. E Deus assim o faz, pela sua misericórdia. O termo usado aqui em hebraico é spn - nephesh. A LXX traduziu esse termo por yuxh/. Agora fazemos uma pergunta: se a alma é simplesmente o sangue e não sobrevive depois da morte, o que foi que retornou para o corpo de filho da viúva? Fica evidente que a alma e o espírito são sinônimos e que sobrevivem após a morte.
“E passou a estender-se três vezes sobre o menino e a clamar a Jeová, e a dizer: “Ó Jeová, meu Deus, por favor, faze a alma deste menino voltar para dentro dele.” (1Reis 17.21)

O ser humano é sim chamado pela Escritura de alma, mas a Escritura ensina que o ser humano tem uma alma imortal no interior do corpo. A alma, psique ou psiquê, significa: vida, vigor, animação

Nós agora, mediante as Escrituras, demonstraremos que o homem é sim uma alma vivente mas tem também uma alma que é imortal e não mortal como o seu corpo, e que na morte vai para o Paraíso se salva ou para o Hades se perdida. O homem não cessa de existir quando morre, sua alma vive. A Bíblia chama as pessoas também de alma e estas passagens o confirmam:

"Todas as almas que vieram com Jacó ao Egito.." (Gen. 46:26);
"A alma que pecar — ela é que morrerá" (Ezequiel. 18:4);
"sobre cada alma começou a cair temor” (Atos 2:43);

"Assim, José enviou e chamou a Jacó, seu pai, e todos os seus parentes daquele lugar, no número de setenta e cinco almas."
(Atos 7:14);
"os quais outrora tinham sido desobedientes, quando a paciência de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se construía a arca, na qual poucas pessoas, isto é, oito almas, foram levadas a salvo através da água. "
(1 Ped. 3:20).
E as almas humanas foram dezesseis mil, e o imposto delas para Jeová foi de trinta e duas almas. (Numeros 31:40)

São inumeras as passagens com tais comparações.

Mas a mesma Escritura ensina claramente que a alma não é o corpo, e o corpo não é a alma.

A propósito do parto que Raquel teve quando nasceu Benjamim está escrito: “17 Mas, aconteceu que, enquanto estava tendo dificuldades no parto, a parteira lhe disse: “Não tenhas medo, pois terás também este filho.” 18 E o resultado foi que, enquanto a sua alma partia (porque estava morrendo), ela chamou-o pelo nome de Ben-Oni; mas o seu pai chamou-o de Benjamim.” (Genesis 35:17,18)

Quando o profeta Elias rogou a Deus para que ressuscitasse o menino morto à viúva de quem ele era hóspede, disse:
“21 E passou a estender-se três vezes sobre o menino e a clamar a Jeová, e a dizer: “Ó Jeová, meu Deus, por favor, faze a alma deste menino voltar para dentro dele.” 22 Jeová escutou finalmente a voz de Elias, de modo que a alma do menino voltou para dentro dele e este reviveu.” (1 Re 17:21-22).
Como podemos ler nesse texto, Elias sabia que no corpo de um ser humano havia uma alma espiritual, e que para que um morto tornasse à vida era necessário que Deus fizesse tornar a entrar nele a alma.
Nós sabemos que o Hades é o lugar dos mortos onde há fogo que arde, porque do rico está escrito que morreu e "foi sepultado. E no Hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: “Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro mergulhe a ponta do seu dedo em água e refresque a minha língua, porque eu estou em angústia neste fogo intenso." (Lucas 16:22-24).
No livro da Revelação, João diz ter visto as almas daqueles que foram mortos pela Palavra de Deus os quais reviveram, de fato escreveu:
“4 E eu vi tronos, e havia os que se assentavam neles, e foi-lhes dado poder para julgar. Sim, vi as almas dos executados com o machado, pelo testemunho que deram de Jesus e por terem falado a respeito de Deus, e os que não tinham adorado nem a fera nem a imagem dela, e que não tinham recebido a marca na sua testa e na sua mão. E passaram a viver e reinaram com o Cristo por mil anos.” (Revelação 20:4)
As palavras de João testificam a existência da alma e a sua imortalidade.
"9 E quando abriu o quinto selo, vi por baixo do altar as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa da obra de testemunho que costumavam ter." (Revelação 6:9)
"9 Depois destas coisas eu vi, e, eis uma grande multidão, que nenhum homem podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, trajados de compridas vestes brancas; e havia palmas nas suas mãos.
13 E, em resposta, um dos anciãos me disse: “Quem são estes que trajam compridas vestes brancas e donde vieram?” 14 Eu lhe disse assim imediatamente: “Meu senhor, és tu quem sabes.” E ele me disse: “Estes são os que saem da grande tribulação, e lavaram as suas vestes compridas e as embranqueceram no sangue do Cordeiro. 15 É por isso que estão diante do trono de Deus; e prestam-lhe serviço sagrado, dia e noite, no seu templo; e O que está sentado no trono estenderá sobre eles a sua tenda. 16 Não terão mais fome, nem terão mais sede, nem se abaterá sobre eles o sol, nem calor abrasador, 17 porque o Cordeiro, que está no meio do trono, os pastoreará e os guiará a fontes de águas da vida. E Deus enxugará toda lágrima dos olhos deles.” (Revelação 7:9,13-17)
Não preciso fazer qualquer comentário, esse texto por si só basta para jogar por terra toda doutrina das Testemunhas de Jeová referente a não existência da alma espiritual e imortal do homem. Quantos textos e passagens bíblicas são suficientes para convencer as Testemunhas de Jeová? Nenhuma prova, convencerá aquele que tem uma opinião formada e não aceita a verdade. Mas qualquer argumento ou texto isolado, por mais mal interpretado que seja, convencerá aquele que não aceita a realidade da imortalidade da alma.
Quando a Bíblia diz, que os mortos dormem, não quer dizer que eles estão num estado de inconsciência.

As Testemunhas de Jeová para sustentar que com a morte o homem deixa completamente de viver tomam algumas passagens da Escritura.
Há muitas outras passagens da Bíblia que afirmam que a alma é uma parte do ser diferente do corpo, e que ela quando o homem morre se separa do corpo e vai habitar (à espera da ressurreição) ou no céu ou no Hades, conforme a pessoa morre em Cristo ou não.

Nas Escrituras há muitas passagens que descrevem o morrer como um adormecer e os mortos como pessoas que dormem; cito algumas delas.

"Davi deitou-se então com os seus antepassados e foi enterrado na Cidade de Davi.” (1 Re 2:10);

"Salomão deitou-se então com os seus antepassados e foi enterrado na Cidade de Davi, seu pai; e Roboão, seu filho, começou a reinar em seu lugar." (1 Re 11:43);

" E atiravam pedras em Estêvão, enquanto ele fazia apelo e dizia: “Senhor Jesus, recebe meu espírito.” Então, dobrando os joelhos, clamou com forte voz: “Jeová, não lhes imputes este pecado.” E, dizendo isso, adormeceu [na morte]. " (Atos 7:59-60);

"Além disso, irmãos, não queremos que sejais ignorantes no que se refere aos que estão dormindo [na morte], para que não estejais pesarosos como os demais que não têm esperança. Pois, se a nossa fé é que Jesus morreu e foi levantado de novo, então, também, Deus trará com ele os que adormeceram [na morte] por intermédio de Jesus. " (1 Tess. 4:13-14).
É necessário dizer que, é correto afirmar que aqueles que estão mortos dormem, porque esta é a verdade , mas é também necessário reiterar que é o corpo dos mortos que dorme mas não a sua alma, porque se fosse assim a Escritura seria anulada. E agora demonstraremos com exemplos escriturais que as coisas são assim.

Tomemos para começar o exemplo de Abraão. Está escrito do patriarca que expirou, morrendo em boa velhice, velho e farto de dias; e foi congregado ao seu povo; e Isaque e Ismael, seus filhos, sepultaram-no na cova de Macpela, no campo de Efrom (Genesis. 25:8-9); portanto ele morreu e foi sepultado. Mais de mil anos depois Jesus contou uma história na qual é dito que um rico morreu, foi sepultado, e estando no Hades em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe Abraão o qual lhe falou. Ora, se a alma de Abraão fosse seu sangue, Abraão não poderia encontrar-se no mundo invisível e espiritual naquele lugar de conforto que era visível do Hades onde haviam os tormentos.

E o que dizer de Moisés que mais de mil anos depois de ter morrido apareceu junto com Elias no monte santo e se pôs a conversar com Jesus ( Mateus 17:1-4).
As Testemunhas de Jeová, alegam que Moisés subiu ao céu com um corpo espiritual. A alma não é um corpo espiritual?
Não caem em contradição com suas próprias interpretações as T.J.

OUTRAS REFUTAÇÕES

A doutrina aniquilacionista defende cessação total da vida no ato da morte. A alma, princípio vital, sucumbe com o corpo na sepultura. Ao descer ao pó, o homem, desaparece por completo.

O aniquilacionismo defende que, após a morte, a alma do ímpio não será punida eternamente num inferno literal, mas, ao invés disso, simplesmente deixará de existir. O aniquilacionismo constitui um meio termo entre o universalismo indiscriminado e a doutrina cristã tradicional da condenação eterna.

Jesus disse que quando descemos ao pó a nossa parte imaterial e invisível sobrevive, não morre:

"E não fiqueis temerosos dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma; antes, temei aquele que pode destruir na Geena tanto a alma como o corpo."
(Mateus 10:28)

As T.J. alegam que, se os que morrem em Cristo seguem diretamente para o céu, por que motivo Deus os tiraria de lá para se unirem a seus corpos? Considerando que defendem a total extinção dos ímpios, respondemos com outra pergunta: "Por que Deus tiraria os ímpios de suas sepulturas (Revelação 20.5) para em seguida aniquilá-los? Eles já não estão mortos? Ora, na ressurreição do corpo - uns para a vida de eterna comunhão com Deus, outros para a eterna separação de Deus - ocorre uma recomposição alma-corpo, e o homem retorna à condição original de alma vivente (Genesis 2.7), porém agora, quanto aos salvos, num estado de glorificação.

“o qual remodelará o nosso corpo humilhado para ser conforme ao seu corpo glorioso, segundo a operação do poder que ele tem, sim, de sujeitar todas as coisas a si mesmo.” (Filipenses 3:21)
Leia o que diz o texto:

"E muitos dos adormecidos no solo de pó acordarão, estes para a vida de duração indefinida e aqueles para vitupérios [e] para abominação de duração indefinida. " (Daniel 12.2).
Os ímpios ressuscitarão "para vergonha e desprezo eterno", ou seja, estarão eternamente envergonhados e desprezados, afastados de Deus. Jesus fala que os maus sofrerão a ressurreição "da condenação" (João 5.28,29). O inferno é lugar de d "pranto e ranger de dentes" (Mateus 22.13/ 25.30). Tais castigos só podem ocorrer em corpos vivos. A ressurreição dos ímpios dar-se-á para serem julgados e castigados segundo as más obras de cada um.

"41 A glória do sol é de uma sorte e a glória da lua é de outra, e a glória das estrelas é de outra; de fato, estrela difere de estrela em glória.
42 Assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se em corrupção, é levantado em incorrupção. 43 Semeia-se em desonra, é levantado em glória. Semeia-se em fraqueza, é levantado em poder. 44 Semeia-se corpo físico, é levantado corpo espiritual. Se há corpo físico, há também um espiritual. 53 Pois isto que é corruptível tem de revestir-se de incorrupção e isto que é mortal tem de revestir-se de imortalidade." (1 Co 15.41-44,53).
“10 E o Diabo que os desencaminhava foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde [já estavam] tanto a fera como o falso profeta; e serão atormentados dia e noite, para todo o sempre.
11 E eu vi um grande trono branco e o que estava sentado nele. De diante dele fugiam a terra e o céu, e não se achou lugar para eles.
12 E eu vi os mortos, os grandes e os pequenos, em pé diante do trono, e abriram-se rolos. Mas outro rolo foi aberto; é o rolo da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas escritas nos rolos, segundo as suas ações.
13 E o mar entregou os mortos nele, e a morte e o Hades entregaram os mortos neles
, e foram julgados individualmente segundo as suas ações.
14 E a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. Este significa a segunda morte, o lago de fogo. 15 Outrossim, todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo."
(Revelação 20: 10-14. TRADUÇAO DO NOVO MUNDO)

Examinemos esse texto. Está claro que, o Diabo vai ser condenado ao LAGO DE FOGO, e todos os que não estão no livro da vida vão para o mesmo lugar.
Ou seja, o DIABO ou satanás, é um ser espiritual, portanto, o lago de fogo fica num mundo espiritual. O lago de fogo é um lugar eterno e espiritual, sendo assim, se o Diabo e os humanos não salvos, vão para mesmo lugar na condenação do ultimo dia, então a ALMA é real e imortal.
Sendo o lago de fogo o lugar de condenação para satanás e para onde todo ser humano condenado também vai. Está claro e evidente que possuímos uma parte imortal e espiritual que se chama ALMA.

““Então dirá, por sua vez, aos à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, vós os que tendes sido amaldiçoados, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos.” (Mateus 25:41)

As testemunhas de Jeová dão outro significado para o “lago de fogo”, alegando ser apenas um NOME FIGURADO, simbólico, para a morte do corpo, que não ressuscitará, ficando eternamente no pó da terra não podendo mais ressuscitar, e que não existe castigo, porque o homem não tem alma espiritual, a alma é o sangue, assim indo pro pó da terra.Mas isso é refutado, pelo fato de SATANÁS o DIABO ir pra lá, e o diabo é um ser espiritual. Em outra parte de seus ensinos afirmam que o lago de fogo para onde vai o diabo é a destruição do corpo espiritual do diabo. Isso não é verdade, porque a bíblia diz que lá existe um fogo que nunca apaga, eterno. (Mateus 25:41) Essa interpretação erronea, não passa de mau interpretação.

A morte, para as testemunhas de jeová, como já vimos, é o corpo fisico ir para o pó da terra; não crêem que a alma é a parte espiritual do homem, e que há um mundo espiritual, que o homem vai após sua morte.

Porém o texto de REVELAÇÃO (apocalipse) é claro.
A confirmação desses textos de REVELAÇÃO 20 encontrasse no livro de mateus 25:41,
onde está escrito:

““Então dirá, por sua vez, aos à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, vós os que tendes sido amaldiçoados, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos.” (Mateus 25:41)


Mas uma vez são associados, o diabo e os demônios, que são seres espirituais ao homem, que as T.J. afirmam não possuir alma espiritual.

O diabo, os demônios e os homens sem Deus, vão para o mesmo lugar na eternidade; o LAGO DE FOGO, que é um mundo espiritual, sendo assim, o homem possui sim, alma eterna e espiritual.

Portanto, o argumento do "sono da alma", como é conhecido, é um dos mais insustentáveis. Somente o corpo fica inconsciente.

O ESTADO DOS MORTOS
Para atestar que os mortos estão inconscientes, os defensores da alma mortal apresentam as seguintes razões: Salmos 94.17, 115.17 e Isaías 38.18, que falam em "silêncio"; Salmos 6.5, fala em "esquecimento"; Eclesiastes 9.5, 6 e 10, de "inconsciência"; Daniel 12.2; Jó 14.12; Salmos 13.3, João 11.11 a 14; 1 Tessalonicenses 4.13-15, falam de "sono"; Daniel 12.13; Revelação 6.11; 14.13, falam de "repouso".

Contestação
A Bíblia ensina que ao separar-se do corpo a alma sobrevive e permanece num estado consciente de conhecimento. Portanto, quando a Bíblia fala em silêncio, esquecimento, descanso está se referindo à situação do corpo na sepultura, uma vez que a Palavra não pode contradizer-se.

Os textos citados podem ser esclarecidos unicamente através do exame de Eclesiastes 9.5: "Pois os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada, nem têm mais salário, porque a recordação deles foi esquecida.”

O próprio Salomão explica onde se dá essa falta de memória dos mortos. Vejam: "Tudo o que a tua mão achar para fazer, faze-o com o próprio poder que tens, pois não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria no Seol, o lugar para onde vais." (v.10).
Então, a palavra se refere ao corpo morto, inconsciente, que não mais terá qualquer atividade "debaixo do sol" (Eclesiastes 9.6), na terra. A alma dos mortos, não tem acesso ao mundo físico após a morte.

Uns vão ressuscitar para a vida eterna, e outros para a morte eterno no lago de fogo.

Textos conclusivos:

Mateus 13:49-50: " Assim será na terminação do sistema de coisas: os anjos sairão e separarão os iníquos dos justos, e lançá-los-ão na fornalha ardente. Ali é que haverá o [seu] choro e o ranger de [seus] dentes. ".
Apocalipse 14:10-11: " beberá também do vinho da ira de Deus, derramado, não diluído, no copo do seu furor, e será atormentado com fogo e enxofre, à vista dos santos anjos e à vista do Cordeiro. 11 E a fumaça do tormento deles ascende para todo o sempre, e não têm descanso, dia e noite, os que adoram a fera e a sua imagem, e todo aquele que recebe a marca do seu nome. ".
Apocalipse 19:20: " E a fera foi apanhada, e junto com ela o falso profeta, que realizava na frente dela os sinais com que desencaminhava os que tinham recebido a marca da fera e os que prestavam adoração à sua imagem. Ambos, ainda vivos, foram lançados no lago ardente que queima com enxofre."
Apocalipse 20:10 e 15: " E o Diabo que os desencaminhava foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde [já estavam] tanto a fera como o falso profeta; e serão atormentados dia e noite, para todo o sempre. Outrossim, todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.”

Veja mais sobre o significado de "INFERNO" - "SEOL" - "HADES" - "GEHENA" - "TÁRTARO" no final desse estudo.


Complemento para estudo.

• CONTRADIÇÃO em JOÃO 1:1

A Bíblia usada pelas Testemunhas de Jeová é a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas. Mas por que a Sociedade Torre de Vigia teve de publicar uma Bíblia própria? Isso se deve ao fato de que o texto original não suporta as doutrinas da seita, a qual mudou a tradução dos versículos a fim de fundamentar suas heresias. Veja o seguinte exemplo:

Tradução do Novo Mundo - TNM (Testemunhas de Jeová)
"No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com o Deus, e a Palavra era [um deus]."

João Ferreira de Almeida - (Evangélica)
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus."

Monges de Marednous - (Católica)
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus."

Mas qual a opinião dos conhecedores de Grego sobre a tradução de João 1:1 para "a Palavra era [um] deus" na Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas?:

• Dr. J. R. Mantey :
"Uma chocante falha de tradução" "Obsoleta e incorreta." "Nenhuma pessoa com conhecimentos razoáveis iria traduzir João 1:1 para "O Verbo era um deus"

• Dr. Bruce M. Metzger of Princeton (Professor de linguagem do Novo Testamento e Literatura):
"Um espantoso erro de tradução." "Errôneo" e "pernicioso" "criticavel" " Se as Testemunhas de Jeová levam essa tradução a sério, elas são politeístas."

• Dr. Samuel J. Mikolaski of Zurich, Switzerland:
"É monstruoso traduzir a frase para ´o Verbo era um deus.'"

• Dr. Paul L. Kaufman, de Portland, Oregon:
"Com seu erro de tradução em João 1:1, as Testemunhas de Jeová demonstram um abismal desconhecimento das regras básicas da gramática grega."

• Dr. Charles L. Feinberg, de La Mirada, California:
"eu posso assegurar a vocês que a interpretação a qual as Testemunhas de Jeová dão em João 1:1 não é aceita por nenhum honrado conhecedor de Grego."

Dr. James L. Boyer, de Winona Lake, Indiana:
"Eu nunca ouvi, ou li sobre qualquer estudioso de Grego que tenha aceito a interpretação insistentemente defendida pelas Testemunhas de Jeová" ... "nunca encontrei uma delas que tenha qualquer conhecimento da linguagem grega."

• Dr. Walter R. Martin (não é professor de Grego, mas estudou a lingua):
"A tradução ...'um deus' em lugar de 'Deus' é errônea e não é apoiada por qualquer conhecimento de Grego, antigo ou contemporâneo e é uma tradução rejeitada por todos conhecedores reconhecidos de Grego, muitos dos quais não são cristãos, e assim não defendem tal posição em favor de um ou outro."

• Dr. William Barclay of the University of Glasgow, Scotland:
"A deliberada distorção da verdade por esta seita é observada na sua tradução do Novo Testamento. João 1:1 é traduzido: ...'o Verbo era um deus', a qual é uma tradução gramaticalmente impossível. É altamente claro que uma seita que traduz o Novo Testamento assim, é intelectualmente desonesta."

• Dr. Ernest C. Colwell da Universidade de Chicago:
"O predicado definido nominativo tem artigo quando ele segue o verbo; e não tem o artigo quando ele precede o verbo ... esta declaração não pode ser considerada como estranha no prólogo do evangelho, o qual atinge seu clímax com a confissão de Tomé: 'Senhor meu e Deus meu' - João 20:28"

• Dr. J. Johnson da Universidade do Estado da California, Long Beach:
"Não há qualquer justificação para traduzir THEOS EN HO LOGOS para 'o Verbo era um deus'. Não há um paralelo sintático com Atos 28:6, onde há uma declaração em discurso indireto, e João 1:1 é direto ... Eu não sou cristão, muito menos trinitariano"

• "INFERNO" - "SEOL" - "HADES" - "GEHENA" - "TÁRTARO"
Existe mesmo um lugar de fogo literal, onde os pecadores perdidos vão ficar presos, por toda a eternidade?
A Bíblia foi escrita em três línguas: hebreu, caldeu e grego. A Bíblia que temos hoje em dia foi traduzida para o português destas três línguas. Há muitas traduções da Bíblia. A mais popular é a Corrigida. A Corrigida ultrapassa a maioria das versões da Bíblia em exatidão, beleza e legibilidade. Também tem por sua base o manuscrito grego "Texto Recebido".
A PALAVRA "INFERNO" NA VERSÃO CORRIGIDA
Há quatro palavras para "inferno" na versão corrigida. Destas quatro, só uma é usada no Velho Testamento. É a palavra hebraica "Seol". No Novo Testamento as outras três palavras para "Inferno" são: "Hades", "Gehena" e "Tártaro"; todas naturalmente são palavras gregas.
QUAL O SIGNIFICADO DESTAS PALAVRAS?
Temos de olhar no hebreu e no grego para entender o significado destas palavras. A palavra inferno, no português, não nos dará o significado nem no hebreu nem no grego.
1. A palavra hebraica "Seol" no Velho Testamento é traduzida assim:
"Inferno", 28 vezes: Deuteronômio 32:22; 1 Samuel 22:6; Jó 11:8, 26:6; Salmos 9:17, 16:10, 18:5, 116:3; Provérbios 5:5, 9:18, 15:11, 15:24, 23:14, 27:20; Isaías 14:9, 14:11, 14:15, 28:15, 28:18, 57:9; Ezequiel 31:15, 16, 17, 32:21; Oséias duas vezes 13:14; Amós 9:2; Jonas 2:2.
"Sepultura", 27 vezes: Gênesis 37:35, 42:28, 44:29. 44:31, 1Samuel 2:6; 1Reis 2:6, 2:9, Jó 7:9, 14:13, 17:13, 21:13, 24:19; Salmos 30:3, 31:17, 49:14, 49:15, 86:13, 116:3, 139:8, 141:7; Provérbios 1:12, 7:27, 30:16; Eclesiastes 9:10, Cantares de Salomão 8:6; Isaías 5:14, 38:10, 38:18.
"Sepulcro", 5 vezes: Números 16:30, 16:33; Salmo 6:5; Ezequiel 32:27; Habacuque 2:5.
"Enterrado", 1 vez: Salmo 49:14.
"Terra", 1 vez: Salmo 55:15.
"Seol", 2 vezes: Jó 17:16; Salmo 139:8.
"Mundo Invisível", 1 vez: Salmo 89:48.
O Dicionário Hebreu e Caldeu de Strong diz que "Seol" é "o mundo dos mortos".
A Concordância Analítica de Young diz que "Seol" é "o estado invisível".
O Dicionário de Smith diz que "Seol" é "sempre a habitação dos espíritos dos mortos".
O dicionário e Enciclopédia Bíblica de Fausset diz que "Seol" é "o receptáculo comum dos mortos.
Fica claro, então, que Seol não é só inferno, mas é o lugar dos espíritos, não importa se salvos ou perdidos. É simplesmente um termo "significando o estado do morto, em geral, sem qualquer restrição de felicidade ou miséria". Contudo, em muitos exemplos onde a palavra é usada, a referência torna claro que era na parte de Seol (Inferno) que os maus eram castigados.
2. "Hades" é a palavra grega no Novo Testamento, que é traduzida deste modo na versão Corrigada:
"Inferno", 8 vezes: Mateus 11:23, 16:18; Lucas 10:15; 1 Coríntios 15:55; Apocalipse 1:18, 1:18, 6:8, 20:13, 20:14.
"Hades", 3 vezes: Lucas 16:23; Atos 2:27, 2:31.
Mas "Hades" como o "Seol" não é só o inferno. Na verdade, "Hades" é a palavra correspondente ao hebraico "Seol" e as duas tem o mesmo significado.

O Dicionário Grego do Novo Testamento de Strong diz que "Hades" é o lugar (estado) das almas".
A Concordância de Young afirma: "O mundo invisível".

T. Robertson, mundialmente conhecido como erudito grego, afirma: "O Hades é tecnicamente o mundo invisível, o Seol hebreu, a terra dos mortos".

3. "Gehena" ou "Lago de Fogo" é a palavra grega que realmente significa inferno. Ela nunca é traduzida por nenhuma outra palavra. É sempre inferno, e dez das onze vezes em que é usada, foi pronuciada pelo próprio Jesus Cristo. Aqui está uma lista com as passagens onde a palavra "Gehena" aparece: Mateus 5:22, 5:29, 10:28, 18:9, 23:15, 23:33; Marcos 9:43, 9:45, 9:47; Lucas 12:5; Tiago 3:6.

A palavra "Gehena" é de origem hebraica; vem de "vale" e Hinom". "É o Vale de Hinom, onde o fogo queimava sem cessar", A. T. Robertson.

O Vale de Hinom era um lugar perto de Jerusalém, onde Acaz iniciou a adoração aos deuses do sol e do fogo, Baal e Moloque. Os judeus sob o domínio do ímpio Manassés, ofereciam seus filhos como ofertas queimadas nesta adoração idólatra, Jeremias 7:31. Esta adoração cruel foi finalmente abolida, e mais tarde, Josias tornou o lugar um receptáculo de carcaças de animais e corpos de malfeitores (criminosos), nos quais os vermes se reproduziram continuamente. Um fogo perpétuo era mantido para consumir a matéria apodrecida. O lugar ainda existia no tempo de Cristo e o Salvador o usou para ilustrar as condições do inferno, "O inferno de fogo", ao se referir a este vale.

Jesus se referiu ao Inferno como o "inferno de fogo", no qual tanto "o corpo quanto a alma" serão lançados. Ele disse que lá "o fogo nunca se apaga" e onde "o seu bicho (o homem) não morre".

O Inferno não é uma lenda como os ateus, Testemunhas de Jeová, Adventistas, Universalistas e Modernistas gostariam que você acreditasse. Cristo não avisou sobre o Inferno só para fazer medo aos homens. Ele fez isto porque o Inferno é real!
4. "Tártaro", a quarta palavra traduzida por "inferno" é usada só uma vez no Novo Testamento grego, 2 Pedro 2:4.

O Dicionário Grego do Novo Testamento de Strong diz que "Tártaro" é "o abismo mais profundo do Hades" (exemplo - Apocalipse 20:3) e que a palavra significa "encarcerar (aprisionar) em tormento eterno".
A. T. Robertson define: "A habitação tenebrosa e sombria dos mortos ímpios, como o Gehena dos judues".
O Dicionário de Fausset define: "O profundo ou abismo ou poço do abismo".
FOGO NO INFERNO
Deixando as passagens que contém estas quatro palavras traduzidas por 'Inferno", vamos notar outras que nos ensinarão sobre o inferno com palavras que podemos facilmente entender.
Mateus 13:49-50: " Assim será na terminação do sistema de coisas: os anjos sairão e separarão os iníquos dos justos, e lançá-los-ão na fornalha ardente. Ali é que haverá o [seu] choro e o ranger de [seus] dentes. ".
Apocalipse 14:10-11: " beberá também do vinho da ira de Deus, derramado, não diluído, no copo do seu furor, e será atormentado com fogo e enxofre, à vista dos santos anjos e à vista do Cordeiro. 11 E a fumaça do tormento deles ascende para todo o sempre, e não têm descanso, dia e noite, os que adoram a fera e a sua imagem, e todo aquele que recebe a marca do seu nome. ".
Apocalipse 19:20: " E a fera foi apanhada, e junto com ela o falso profeta, que realizava na frente dela os sinais com que desencaminhava os que tinham recebido a marca da fera e os que prestavam adoração à sua imagem. Ambos, ainda vivos, foram lançados no lago ardente que queima com enxofre."
Apocalipse 20:10 e 15: " E o Diabo que os desencaminhava foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde [já estavam] tanto a fera como o falso profeta; e serão atormentados dia e noite, para todo o sempre. Outrossim, todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.”
Não seja enganado por aqueles que negam o fogo do inferno. Estes falsos profetas são inimigos de sua alma. Leia estas passagens sozinho, e jogue no fogo a literatura sem valor, que tenta negar as verdades simples da Palavra de Deus.


Gênesis 1:1,2

No princípio criou Deus os céus e a terra. Ora, a terra mostrava ser sem forma e vazia; e havia escuridão sobre a superfície da água de profundeza; e a força ativa de Deus movia se por cima da superfície das águas. (Tradução do Novo Mundo, grifo acrescentado.)

As testemunhas de Jeová usam este versículo para atacar a fé cristã na questão da personalidade do Espírito Santo. A maioria das traduções do versículo 2 dizem que "o Espírito de Deus pairava sobre as águas". Mas a sociedade Torre de Vigia tem ensinado a seus seguidores que o Espírito Santo é meramente uma força impessoal a serviço de Deus. Para provar isto a seus ouvintes as testemunhas de Jeová citam este versículo segundo a Tradução do Novo Mundo. Esta é uma situação na qual uma testemunha de Jeová não precisa distorcer as Escrituras para encaixar as doutrinas que aprendeu. O versículo vem pré distorcido em sua própria Tradução do Novo Mundo. (Veja o capítulo 2.) Em outros textos, a tradução da Torre de Vigia fala do "espírito santo", escrito em minúsculas.
Para responder à alegação da testemunha de Jeová de que o Espírito Santo é uma mera força impessoal, enfatize que a Bíblia repetidamente se refere ao Espírito Santo como tendo atributos pessoais. Por exemplo, mesmo a Tradução do Novo Mundo revela que o Espírito Santo fala (At. 13:2), dá testemunho (João 15:26), fala as coisas que ouve (João 16:13), sente-se magoado (Is. 63:10) e assim por diante.
Para mais considerações sobre o Espírito, veja: João 16:13; Atos 5:3,4; Romanos 8:26,27; 1 Coríntios 6:19; e o Índice de Assuntos.
Problemas com a "Tradução do Novo Mundo"

A lista a baixo é apenas alguns versos da bíblia mal traduzido
Mt. 1:20; 2:13; 2:19; 21:9; 28:2; Mc. 11:9; Lc. 1:11; 1:38; 2:9 (duas vezes); 2:23; 4:18; 4:19; 5:17; 13:35; 19:38; Jo. 12:13; At.5:19; 7:31; 8:26; 8:39; 12:7; 13:11; Rm. 11:34; 1 Ts. 4:15; 5:2; 2 Pd. 3:10 - a palavra grega "Kuriou" ("Senhor", ou "Senhores") mal traduzida como "Jeová".

Mt. 1:22; 1:24; 2:15; 3:3; 21:42; Mc. 1:3; 12:11; Lc. 1:6; 1:9; 1:15; 1:45; 1:66; 1:76; 2:24; 2:26; 2:39; 3:4; Jo. 1:23; 12:38; At. 2:20; 2:21; 3:19; 4:26; 5:9; 8:22; 8:25; 9:31; 10:33; 11:21; 12:23; 12:24; 13:10; 13:12; 13:49; 15:35; 15:36; 15:40; 18:25; 19:20; Rm. 10:13; 1 Co. 10:21; 10:26; 11:32; 16:10; 2 Co. 3:17 (duas vezes); 3:18 (duas vezes); 8:21; Ef. 5:17; 6:4; 6:8; Cl. 1:10; 3:24; 1 Ts. 1:8; 2 Ts. 2:2; 2:13; 3:1; Hb. 12:5; Tg. 1:7; 4:10; 5:4; 5:10; 5:11 (duas vezes); 5:14; 1 Pd. 1:25; 3:12 -a palavra grega "Kuriou" ("Senhor", ou "Senhores") mal traduzida como "Jeová".

Mt. 4:4; Tg.2:23 - a palavra grega "Theou" ("de Deus", ou "Deus") mal traduzida como "Jehovah".

Mt. 4:7; 4:10; 22:37; Lc. 1:16; 1:46; 4:8; 4:12; 10:27; 20:37; At. 2:25; 8:24; 15:17; Rm. 15:11; 1Co.10:9; 10:22; 2Co. 3:16; Cl.3:22; Hb.8:11; Tg. 3:9; - a palavra grega "Kuriou" ("Senhor", ou "Senhores") mal traduzida como "Jeová".

Mt. 5:33; Lc. 1:17; 2:22; 2:23; At.13:2; 14:3; 14:23; 16:15; Rm. 12:11; 14:4; 1Co. 2:16; 2Co. 10:17; Ef.2:21; 5:19; 6:7; Cl. 3:23; 2Pd. 2:11; 3:8; - a palavra grega "Kuriou" ("Senhor", ou "Senhores") mal traduzida como "Jeová". -

Jo. 12:38; At. 1:24; 4:29; 7:60; Rm. 10:16; 11:3; 14:6 (três vezes); 14:8 (três vezes); Ap. 11:17; 15:3; Ap. 15:4; 16:7 - a palavra grega "Kuriou" ("Senhor", ou "Senhores") mal traduzida como "Jeová”.

Cl. 2:9 - a palavra grega "Theotetos" (Divindade) é mal traduzida como "qualidade divina"









O Espírito Santo não é força nem energia ou poder

O Espírito Santo não é uma “força ativa”, “poder” ou “energia”. Reúne-se abaixo alguns textos bíblicos que evidenciam claramente que o Espírito Santo não poderia ser essa força ou poder defendido pelas Testemunhas de Jeová.

“Por conseguinte, ele respondeu e me disse: “Esta é a palavra de Jeová a Zorobabel, dizendo: ‘“Não por força militar, nem por poder, mas por meu espírito”, disse Jeová dos exércitos.” (Zacarias 4:6)
Se o Espírito Santo fosse uma força como ficaria este verso?
“...Não por força nem por força...”?

“a saber, Jesus, que era de Nazaré, como Deus o ungiu com espírito santo e poder, e ele percorria o país, fazendo o bem e sarando a todos os oprimidos pelo Diabo; porque Deus estava com ele.” (Atos 10:38)
Se o Espírito Santo fosse um poder como ficaria este verso?
“...com o poder e poder...”?

“e a minha linguagem e aquilo que preguei não foram em palavras persuasivas de sabedoria, mas numa demonstração de espírito e de poder,” (1 Coríntios 2:4).
Se o Espírito Santo posse um poder como ficaria este verso?
“...em demonstração de poder e poder...”?

Alguns atributos que energia não pode ter

Uma energia, poder, força poderia ter vontade própria?
“Mas, todas estas operações são realizadas pelo mesmíssimo espírito, fazendo distribuição a cada um respectivamente, assim como quer.” (1 Coríntios 12:11)

Tristeza é um sentimento restrito a seres que contenham emoções. Para se ter emoções é necessário ter estrutura física psicológica. Portanto pergunto, poderia o Espírito Santo ser uma energia estando vulnerável a tristeza?
“Também, não contristeis o espírito santo de Deus, com que fostes selados para um dia de livramento por meio de resgate.” (Efésios 4:30)

No texto seguinte Paulo nos ensina que o Espírito Santo conhece algo, se conhece quer dizer que Ele pensa, se pensa é provável concluir que tem mente.

“Porque é a nós que Deus as tem revelado por intermédio de seu espírito, pois o espírito pesquisa todas as coisas, até mesmo as coisas profundas de Deus. Pois, quem dentre os homens sabe as coisas do homem, exceto o espírito de homem que está nele? Assim, também, ninguém veio a saber as coisas de Deus, exceto o espírito de Deus.” (1 Coríntios 2:10,11)

Energia não tem boca, portanto não pode falar. Se não fala Quem falou com Filipe e aos demais discípulos?
“mas regressava e estava sentado no seu carro, e lia em voz alta o profeta Isaías. De modo que o espírito disse a Filipe: “Aproxima-te e junta-te a este carro.” (Atos 8:28,29)
“Enquanto ministravam publicamente a Jeová e jejuavam, o espírito santo disse: “Dentre todas as pessoas, separai-me Barnabé e Saulo para a obra a que os chamei.” (Atos 13:2)

O apóstolo Lucas chama o Espírito Santo de Deus. Tornando evidente Sua divindade.
“Mas Pedro disse: “Ananias, por que te afoitou Satanás a trapacear o espírito santo e a reter secretamente parte do preço do campo? Enquanto permanecia contigo, não permanecia teu, e depois de ter sido vendido, não continuou a estar sob o teu controle? Por que é que propuseste uma ação dessas no teu coração? Trapaceaste, não homens, mas a Deus.” (Atos 5:3,4)

Eis alguns outros atributos pessoais e divinos do Espírito Santo:

É inteligente (1Coríntios 2.10-11; Romanos 8.27);
Tem vontade própria (1 Co 12.11);
Pode se entristecer (Efésios 4.30; Is 63.10);
Ele fala (Revelação 2.7; Galatas 4.6);
Ele chama (Atos 13.2; Atos 20.28);
Pode-se mentir a ele (Atos 5.3);
Ele é eterno (Hebreus 9.14);
Ele é onisciênte (1Coríntios 2.10-11);
Ele é onipotente (Lucas 1.35);
Ele é onipresente (Salmos 139.7-10)

Agora com tanta luz esclarecendo que o Espírito Santo não é uma força, fica fácil entender quem era o Ser sublime que tomou o profeta Ezequiel pelos cabelos da cabeça:

“E comecei a ver, e eis uma semelhança tal como o aspecto do fogo; da aparência dos seus quadris para baixo havia fogo e dos seus quadris para cima havia algo do aspecto dum resplendor, como o brilho de electro. 3 Ele estendeu então a representação duma mão e pegou-me por um cacho de cabelo da minha cabeça, e um espírito carregou-me entre a terra e os céus, e levou-me...” (Ezequiel 8:2,3)

Outras refutações

As Testemunhas de Jeová negam tanto a deidade do Espírito Santo, como sua pessoalidade, afirmando ser ele uma "força ativa" impessoal. Um dos argumentos mais usados para defender seus ensinos é:

“Como pode o Espírito Santo ser uma pessoa, e alguém estar cheio dele, e ele habitar em alguém?”

Esta é uma grande falácia da STV (sociedade torre de vigia).

Vejamos:

Satanás e os demônios são seres pessoais (isto a STV e as Testemunhas de Jeová concordam). Como podem eles habitarem em alguém? Como pode alguém estar "cheio deles"? (Lucas 22.3)

"Mas, Satanás entrou em Judas, o chamado Iscariotes, que era contado entre os doze" (Lc 22.3)

Veja outra referência. Lucas 8: 27-33
“27 Mas, ao saltar em terra, veio encontrá-lo certo homem da cidade, que tinha demônios. E ele não tinha usado roupa por bastante tempo, e ficava, não em casa, mas entre os túmulos. 28 À vista de Jesus, gritou alto e prostrou-se diante dele, e disse com voz alta: “Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Eu te peço que não me atormentes.” 29 (Pois ele tinha ordenado ao espírito impuro que saísse do homem. Porque por longo tempo o mantivera agarrado, e ele fora repetidas vezes amarrado com cadeias e grilhões, sob guarda, mas rebentava os laços e era impelido pelo demônio para os lugares solitários.) 30 Jesus perguntou-lhe: “Qual é teu nome? ”Ele disse: “Legião”, porque muitos demônios haviam entrado nele. 31 E suplicavam-lhe que não lhes ordenasse que se afastassem para o abismo. 32 Ora, ali no monte pastava uma manada de um número considerável de porcos; de modo que lhe suplicaram que lhes permitisse entrar nesses. E ele lhes deu permissão. 33 Os demônios saíram então do homem e entraram nos porcos, e a manada precipitou-se despenhadeiro abaixo para dentro do lago e se afogou.”

Há uma pergunta que a STV não consegue responder: Se o Espírito Santo é somente uma força ativa e não uma pessoa, por que Jesus diz que toda blasfêmia contra o Filho será perdoado mas contra o Espírito não seria nem nesta vida nem na eternidade? Vejamos o texto:
"Por exemplo, quem falar uma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas quem falar contra o espírito santo, não lhe será perdoado, não, nem neste sistema de coisas, nem no que há de vir ". (Mateus 12.32)

Conclusão

Muitas vezes a bíblia descreve o espírito santo d'uma maneira impessoal, como o vento (João 3:8), a água (João 7:38,39 / Joel 2:29), a pomba (Mateus 3:16), o azeite, o selo (2 coríntios 1:22), o fogo (Atos 2:3), etc. Contudo, esses nomes são meramente descrições das suas operações.

Alguns, talvez, tenham negado a personalidade do Espírito Santo porque ele não é descrito como tendo corpo ou forma; mas é preciso distinguir a personalidade e a forma corpórea (possuir corpo).

Possuir personalidade é possuir inteligência, sentimento, vontade, etc; ela não requer necessariamente um corpo ou forma física. Além disso, a falta d'uma forma definida não é argumento contra a realidade.

O vento é real apesar de não possuir forma (João 3:8).
Um exemplo pra reflexão são as rochas e pedras, que mesmo possuindo forma não é uma pessoa.

A bíblia descreve o Espírito Santo de tal forma que não deixa duvida quanto a sua personalidade.